Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.941
Aluno: Higor Barbosa de Oliveira
Orientador: Prof. Cristiano Coêlho de Araújo
Título: Um Método para Gestão ágil do Aprendizado Baseado em Scrum:
Aplicação de Estudo de Caso em um Contexto CBL
Data: 30/11/2020
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Geber Lisboa Ramalho (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Luciano Rogerio de Lemos Meira (UFPE / Departamento de Psicologia)
Prof. Cristiano Coêlho de Araújo (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Challenge Based Learning (CBL) é uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno que tem como objetivo prepará-lo para aprender fazendo perguntas relevantes, e propondo soluções para desafios do mundo real. A abordagem CBL já vem sendo utilizada em diversos ambientes de ensino, e
particularmente sendo adaptada para a formação de desenvolvedores de
software. Neste contexto, a abordagem CBL está sendo aplicada em um
programa de ensino para formação de desenvolvedores de artefatos digitais
como soluções para os desafios do mundo real, através de problemas
identificados pelos próprios alunos. Este programa envolve alunos de
graduação de diversos cursos da Universidade Federal de Pernambuco.
Contudo, no contexto de CBL em geral e no caso específico do programa de
formação de desenvolvedores da UFPE, a gestão do aprendizado dos alunos
raramente é abordada. Em particular, o acompanhamento do aprendizado é uma dificuldade enfrentada pelos alunos de graduação participantes do programa.
Em paralelo, o ensino de metodologias e princípios ágeis vêm se tornando
uma prática crescente na educação de cursos de engenharia de software por
todo o mundo. Estas metodologias ágeis são efetivas para a gestão de
projetos onde agilidade e mudanças são uma realidade. Muitos educadores têm adotado diferentes maneiras de aplicar práticas ágeis durante seus cursos
por meios de jogos, oficinas, projetos e muito mais para um aprendizado
teórico e prático com eficácia. Entretanto, essas adaptações ainda são
voltadas para a gestão de projetos. Para apoiar a gestão do aprendizado no
contexto do programa, este trabalho propõe um método de gestão ágil do
aprendizado baseado em Scrum para apoiar alunos em um ciclo de aprendizado CBL. Em conjunto com o método proposto foi realizado um estudo de caso envolvendo alunos de diversos cursos de graduação participantes de um programa de ensino cuja sua abordagem de aprendizagem é CBL. O estudo abrangeu dados coletados através de questionários, entrevistas, observações e registro de dados como fonte para análise. A utilização do método apresentou resultados significativos no aprendizado, na gestão dos Objetivos de Aprendizado (OAs) e na aceitação de seu uso pelos
participantes. Além disso, o estudo traz um conjunto de oportunidades de
melhorias para o método e hipóteses para trabalhos futuros.
Palavras-Chave: Challenge Based Learning; Scrum; Gestão do Aprendizado.
Comentários desativados