Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.941


Aluno: Higor Barbosa de Oliveira
Orientador: Prof. Cristiano Coêlho de Araújo
Título: Um Método para Gestão ágil do Aprendizado Baseado em Scrum: 
Aplicação de Estudo de Caso em um Contexto CBL 
Data: 30/11/2020
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com  a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Geber Lisboa Ramalho (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Luciano Rogerio de Lemos Meira (UFPE / Departamento de Psicologia)
Prof. Cristiano Coêlho de Araújo (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

Challenge Based Learning (CBL) é uma abordagem de aprendizagem centrada no  aluno que tem como objetivo prepará-lo para aprender fazendo perguntas  relevantes, e propondo soluções para desafios do mundo real. A abordagem  CBL já vem sendo utilizada em diversos ambientes de ensino, e 
particularmente sendo adaptada para a formação de desenvolvedores de 
software. Neste contexto, a abordagem CBL está sendo aplicada em um 
programa de ensino para formação de desenvolvedores de artefatos digitais 
como soluções para os desafios do mundo real, através de problemas 
identificados pelos próprios alunos. Este programa envolve alunos de 
graduação de diversos cursos da Universidade Federal de Pernambuco. 
Contudo, no contexto de CBL em geral e no caso específico do programa de 
formação de desenvolvedores da UFPE, a gestão do aprendizado dos alunos 
raramente é abordada. Em particular, o acompanhamento do aprendizado é uma  dificuldade enfrentada pelos alunos de graduação participantes do programa. 
Em paralelo, o ensino de metodologias e princípios ágeis vêm se tornando 
uma prática crescente na educação de cursos de engenharia de software por 
todo o mundo. Estas metodologias ágeis são efetivas para a gestão de 
projetos onde agilidade e mudanças são uma realidade. Muitos educadores têm  adotado diferentes maneiras de aplicar práticas ágeis durante seus cursos 
por meios de jogos, oficinas, projetos e muito mais para um aprendizado 
teórico e prático com eficácia. Entretanto, essas adaptações ainda são 
voltadas para a gestão de projetos. Para apoiar a gestão do aprendizado no 
contexto do programa, este trabalho propõe um método de gestão ágil do 
aprendizado baseado em Scrum para apoiar alunos em um ciclo de aprendizado  CBL. Em conjunto com o método proposto foi realizado um estudo de caso  envolvendo alunos de diversos cursos de graduação participantes de um  programa de ensino cuja sua abordagem de aprendizagem é CBL. O estudo  abrangeu dados coletados através de questionários, entrevistas, observações e registro de dados como fonte para análise. A utilização do método  apresentou resultados significativos no aprendizado, na gestão dos  Objetivos de Aprendizado (OAs) e na aceitação de seu uso pelos 
participantes. Além disso, o estudo traz um conjunto de oportunidades de 
melhorias para o método e hipóteses para trabalhos futuros.

Palavras-Chave: Challenge Based Learning; Scrum; Gestão do Aprendizado.

Comentários desativados