O doutorando do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Fred Eduardo Revoredo Rabelo Ferreira, foi selecionado como um dos 35 jovens latinoamericanos mais inovadores de 2020 pela revista especializada em tecnologia MIT Technology Review. A escolha aconteceu por conta da startup de Fred, Ti.Saúde, que proporcionou mais de 10 mil teleatendimentos gratuitos durante a pandemia do novo coronavírus. 

“A notícia foi recebida com muita alegria e entusiasmo, principalmente por demonstrar um reconhecimento de um trabalho que foi realizado durante todo o ano não apenas por mim, mas por toda a equipe de colaboradores da Ti.Saúde, pessoas que acordam cedo e vestem a camisa da startup diariamente com o único propósito de democratizar e facilitar o acesso à saúde de qualidade no Brasil”, revelou Fred. 

O projeto, que faz parte da Central de Telemonitoramento Clínico (CTC) da Unidade de Saúde Digital do Hospital das Clínicas (HC), e pode ser acessada pelo linkEm parceria com o Núcleo de Telessaúde (Nutes) do HC e sob liderança da Profa. Magdala Novaes, a plataforma atendeu, em sua maioria, pessoas em vulnerabilidade econômica e social, com foco em consultas referentes à infecção pelo novo coronavírus, clínica geral e psiquiatria, atingindo 98% de aprovação em pesquisa de satisfação dos usuários. 

Para o futuro, a intenção de Fred é ampliar a parceria com o HC, evoluindo o uso da plataforma para outros ambulatórios do hospital, utilizando a telemedicina para acolhimento e acompanhamento de pacientes das mais diversas especialidades, facilitando o acesso à saúde.

“A pretensão é de conectar estes pacientes, especialmente aqueles que moram longe, no interior do estado, e também pacientes crônicos que precisam de um acompanhamento e monitoramento mais próximo, diminuindo distâncias e tratando a saúde”, disse o doutorando. 

Além disso, a expansão da empresa Ti.Saúde já vem sendo estudada pela equipe. A rede já conta com 3.500 profissionais de saúde, mais de 2 milhões e 500 mil pacientes, 3 prefeituras, 4 planos de saúde e mais de 420 clínicas e consultórios em todos os estados do Brasil.

Sobre Fred Rabelo: Fred Rabelo foi aluno de graduação do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática, na turma de 2009.1. Durante a iniciação científica, teve o primeiro contato com a aplicação da tecnologia para a área de saúde. Participou de um intercâmbio CAPES/ FIPSE na University of Texas School of Biomedical Informatics at Houston, passando 6 meses estudando sobre informática biomédica no Texas. Hoje Fred é Doutorando em ciência da computação no CIn-UFPE e também CEO da Ti.Saúde.

Sobre a Ti.Saúde: Criada em 2016 por Fred Eduardo Revoredo Rabelo Ferreira e seus dois irmãos, Fábio Revorêdo, Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo, e Flávio Rabelo, Advogado, a startup recebeu seu primeiro investimento anjo da Saints, antiga Ikewai, liderada pelo Prof. Silvio Meira, em 2017. 

Em 2020 saiu de 11 colaboradores para 32. e ainda conta com vagas abertas para o ano de 2021, onde irá para sua nova sede no Recife Antigo.  A empresa recebeu o prêmio Meaningful Business 100, que reconhece os 100 empreendimentos globais que alinham o lucro com o social.   

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00