Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 329

Aluno: : Isaac Brígido Rodrigues dos Santos

Orientador: Prof. Hermano Perrelli de Moura

Título:  Fatores Críticos de Sucesso na Implantação de Escritório de Gerenciamento de Projetos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Data da Defesa: 26/02/2021

Hora/Local: 10:00h–Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)

Banca Examinadora:

Prof.  José Gilson de Almeida Teixeira Filho (CCSA- UFPE)

Prof. Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)

Prof. Hermano Perrelli de Moura (CIn-UFPE)

Resumo:

O uso de práticas gerenciais modernas vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das Instituições Públicas. Essas práticas gerenciais têm sido responsáveis pela modernização da Administração Pública Federal e pela melhora em seu desempenho. Dentre as práticas que vem sendo desenvolvidas nas instituições, encontra-se o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), que é uma estrutura organizacional que apoia e controla com eficiência os projetos institucionais, permitindo maior eficácia e transparência na gestão dessas instituições. O presente estudo tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso que podem contribuir na implantação de Escritório de Gerenciamento de Projetos no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, tendo em vista o entendimento por parte dos usuários envolvidos, bem como a procura por estratégias para o gerenciamento e atendimento satisfatório desses Fatores Críticos de Sucesso.  São necessários alguns passos para se alcançar os resultados esperados. Realizar um estudo na literatura para identificar os FCS encontrados nos processos de implantação de EGPs, bem como investigar a situação atual com relação a implantação de EGPs nas instituições que compõem a Rede Federal, identificando se há interesse nas instituições que ainda não dispõem dessa unidade organizacional, assim como conduzir entrevistas com essas instituições para que seja possível identificar, analisar e validar os fatores determinantes na implantação de seus EGPs institucionais, como também classificar com outros pesquisadores os fatores determinantes encontrados, e, por fim, elaborar estratégias para garantir atendimento aos Fatores Críticos de Sucesso encontrados. Diante disso, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre os Fatores Críticos de Sucesso na Implantação de EGPs, um questionário para investigar o atual estado dos EGPs na Rede Federal, entrevistas com os EGPs encontrados para validação dos Fatores de Sucesso encontrados, um questionário para classificação dos fatores validados e, por fim, a elaboração de um guia para atendimento satisfatório dos FCS obtidos. A partir da análise dos dados, chegou-se a um conjunto de dez Fatores de Sucesso, que foram considerados por pesquisadores da área de Gerenciamento de Projetos, com um grau de importância “Muito Importante”. Aos fatores mencionados, concedeu-se então a denominação de Fatores Críticos de Sucesso na implantação de EGPs. Diante do exposto e de posse dos Fatores Críticos, buscou-se elaborar um guia de boas práticas para garantir atendimento destes. Dessa maneira, procura-se contribuir com as iniciativas de implantação de um EGPs na Rede Federal.

Palavras-chave: Fatores Críticos de Sucesso. Escritório de Gerenciamento de Projetos. Project Management Office.