O RobôCIn, grupo de estudos e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi o grande vencedor da modalidade VSSS (very small size soccer) na Iron Cup 2021, competição de robótica organizada pelo INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações) em parceria com a Robocore. Os alunos do CIn competiram com os melhores times brasileiros, além de equipes internacionais, e conquistaram a primeira colocação na disputa. Também destaque na categoria Simulation 2D, o RobôCIn conseguiu ocupar o terceiro lugar no pódio da competição.

O evento, considerado o maior e mais importante da área, ocorreu entre os dias 26 a 28 de fevereiro e contou com a participação de 92 times do Brasil e do mundo. Este ano, a disputa foi transmitida ao vivo e, pela primeira vez, realizada de maneira remota com os jogos acontecendo via simulador, método que também foi adotado durante a competição Latino Americana de Robótica (LARC), em 2020. As equipes puderam participar de desafios em seis categorias: Futebol Simulation 2D, Futebol Simulation Mini, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini Remoto e Hockey Mini Remoto.

A professora do CIn Edna Barros foi a responsável pelas equipes, que também contou com o apoio dos professores Hansenclever Bassani, Pedro Braga, Paulo Salgado e Tsang Ing Ren na preparação dos times. “Mais uma vez nossos alunos mostraram foco, competência, coragem e comprometimento. Com muito esforço conseguimos organizar um time do VSSS usando técnicas determinísticas e baseadas em “Reinforcement Learning“. Além de parabenizar ambas as equipes vencedoras, também gostaria de agradecer a todos que compõem o RobôCIn, pois esse apoio foi fundamental para nosso sucesso”, explica.

Ademais, a UFPE também foi responsável por proporcionar apoio técnico à realização da Iron Cup e a conduzir as disputas em algumas categorias, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), o Centro Universitário FACENS de Sorocaba, o Instituto Mauá de Tecnologia e a RSM Robótica. A transmissão de todas as modalidades da competição pode ser conferida através do site do Inatel.