Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº  518

Aluna: Anna Priscilla de Albuquerque
Orientadora: Profa. Judith Kelner
Co-orientador: Prof. Patrick Chak Kuen Hung (Faculty of Business and Information Technology)
Título: Toy User Interfaces: Design Tools for Child-Computer Interaction
Data: 01/06/2021
Hora/Local: 14:30h – Virtual –
Banca Examinadora:
Prof. Jaelson Freire Brelaz de Castro (UFPE / Centro de Informática)

Prof. Marcelo Fantinato (USP / Escola de Artes, Ciências e Humanidades)

Prof. Anthony Jose da Cunha Carneiro (UNICAP / Departamento de Comunicação Social)
Prof. Bill Kapralos (Universidade de Ontario Instituto de Tecnologia/Faculdade de Negocios e Tecnologia da Informação)

Prof. Migues Vargas Martin (Universidade de Ontario Instituto de Tecnologia/Faculdade de Negocios e Tecnologia da Informação)


RESUMO:

Uma Interface de Usuário Brinquedo – do Inglês, Toy User Interfaces (ToyUI) é uma integração de um ou mais brinquedos com outros componentes de hardware ou software. Fazendo parte das novas tecnologias que permeiam o domínio da Interação Criança-Computador (ICC), uma ToyUI pode integrar brinquedos e robôs sociais, smartphones, tablets, consoles de jogos e outros dispositivos. Esta tese propõe e compila uma coleção de ferramentas de design para dar suporte a equipes interdisciplinares no desenvolvimento de ToyUI. As ferramentas de design visam auxiliar a comunidade de ICC ao desenvolver novas ToyUI, cientes das questões éticas envolvidas ao projetar artefatos integrados para crianças. O método de pesquisa aplicado é a Ciência do Design, visando avaliar o contexto do problema e propor uma intervenção que melhore este contexto. As ferramentas de design seguem uma perspectiva de design centrado no usuário cobrindo as etapas da inspiração, ideação e implementação, compreendendo pesquisa de usuário, geração de ideias, planejamento de coleta de dados e ferramentas de prototipagem de baixa a alta fidelidade. Esta tese também propõe versões digitais das ferramentas para apoiar o trabalho em equipe remoto no contexto da pandemia global do COVID-19. A avaliação qualitativa em um ambiente de aprendizagem baseado em projetos ocorreu em uma série de casos de estudo em sete instituições no Brasil, Canadá e Alemanha. No total, 255 indivíduos experimentaram diferentes versões das ferramentas, implementando 67 ideias entre protótipos de baixa e alta fidelidade e protótipos digitais. Os resultados destacam as lições aprendidas com a avaliação e como casos de estudo promoveram melhorias nas ferramentas propostas. Também se compara os desafios do treinamento presencial com os desafios do treinamento remoto durante o contexto do distanciamento social. As ferramentas propostas demonstram ser uma abordagem adequada para o treinamento de habilidades de Design de Experiência do Usuário e Tecnologia da Informação em equipes interdisciplinares. Em trabalhos futuros, as ferramentas podem incorporar acessibilidade, oferecendo codificação tangível ou em blocos permitindo o uso por crianças, adolescentes e pessoas com deficiência visual, bem como facilitando educadores e não especialistas no desenvolvimento de soluções ToyUI para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.


Palavras-chave: Interação Criança-Computador. Brinquedos Inteligentes. Robôs Sociais. Ferramentas de Design. Prototipação Rápida.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00