Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE 

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 336

Nome do Aluno: Márcio Pereira Gonçalves

Nome do Orientador: José Gilson de Almeida Teixeira Filho

Título da Dissertação Análise da Maturidade em Planejamento Estratégico de SI/TI em Institutos Federais de Ensino com Base no MMPE-SI/TI (Gov)

Data da Defesa: 27/08/2021

Hora/Local: 10:00h –Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)   

Banca Examinadora:                                            

Prof.  Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE)

Prof.  Júlio César Ferro de Guimarães  (DCA/UFPE)

Prof. José Gilson de Almeida Teixeira Filho ( CCSA/UFPE)

Resumo:

O Planejamento estratégico de Tecnologia da Informação é um importante instrumento de gestão que as organizações possuem para definir como a Tecnologia da Informação vai auxiliar no atingimento dos objetivos do negócio e, consequentemente, obter vantagem competitiva. O presente estudo tem por objetivo investigar qual a situação das organizações públicas brasileiras pertencentes a Administração Pública Federal, mais precisamente, os Institutos Federais de Ensino em relação à maturidade em Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação e, para tal, foi utilizado o método de avaliação proposto no Modelo de Maturidade em Planejamento Estratégico de SI/TI – MMPE-SI/TI (Gov). Sob tal perspectiva, utilizou-se de procedimentos metodológicos como a revisão bibliográfica, análise documental e o estudo de caso, do qual participaram 11 instituições, e, além disso, este estudo caracteriza-se como uma abordagem quali-quantativa. A situação encontrada é bastante critica, uma vez que a maior parte dos participantes, cerca de 75% sequer obtiveram o nível mais básico de maturidade definido no modelo que é o “Inicial / ad hoc”. A partir deste resultado, conclui-se que é fundamental que as instituições aqui analisadas escolham um modelo de gestão de tecnologia da informação, apliquem-no, e realizem o permanente acompanhamento do que foi planejado. A fim de obter melhores resultados quanto ao uso dos recursos de tecnologia da informação para atingir seus objetivos de negócio.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Sistema de Informação. Tecnologia da informação. Modelos de Maturidade. Administração Pública Federal.

Comentários desativados