A proposta do professor Breno Miranda foi uma das 5 aprovadas dentre as 29 submissões da chamada

O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Breno Miranda teve sua proposta de projeto de pesquisa aprovado pela iniciativa Facebook Research para a chamada “2021 RFP on agent-based user interaction simulation to find and fix integrity and privacy issues”. Desenvolvida em colaboração com os pesquisadores Antonia Bertolino (CNR, Italy), Emilio Cruciani (University of Salzburg, Austria) e Roberto Verdecchia (Vrije Universiteit, Netherlands) a proposta foi uma das 5 vencedoras dentre os 29 projetos submetidos por universidades de 11 países.

Intitulado “Testing non-testable programs using association rules”, o projeto figura na área de teste de software e propõe uma abordagem de teste eficiente e escalável, que consegue definir o comportamento esperado após a realização de uma determinada ação (oráculo de teste), a partir da análise do histórico de uso da plataforma. Com a aprovação, o Facebook concedeu aos pesquisadores um financiamento no valor de $94,500.00 USD.

Além de incentivar a produção de pesquisa científica na área de simulação habilitada para web, a iniciativa do Facebook Research também visa estreitar relações colaborativas e duradouras entre a comunidade acadêmica e a equipe da plataforma. Segundo o professor Breno Miranda, a aprovação do projeto pode criar tais oportunidades entre professores e alunos do CIn com pesquisadores e engenheiros do Facebook. “As chamadas do Facebook Research costumam atrair submissões de pesquisadores renomados na área de testes e engenharia de software em geral, então, para mim, como pesquisador, é motivo de muito orgulho ter sido agraciado com esse reconhecimento, além de ser uma grande oportunidade para o Centro”, revela o professor.

A proposta apresentada deve ser formalmente iniciada ainda este ano após resolução de questões burocráticas, porém a pesquisa já segue sendo desenvolvida na prática pelos autores do projeto.