O projeto de pesquisa do aluno Paulo Felipe Cândido Barbosa contou com orientação dos professores do CIn Renato Mariz e Cléber Zanchettin

O aluno de doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Paulo Felipe Cândido Barbosa, submeteu seu projeto de pesquisa para o NVIDIA Hardware Grant Program e obteve aprovação, sendo agraciado com 500 horas de computação no sistema cloud da SaturnCloud. O trabalho, intitulado “Energy Optimization Method for an Adaptable Network System through DNN“, foi orientado pelo professor Renato Mariz e co-orientado pelo professor Cléber Zanchettin, ambos do CIn. 

A pesquisa do discente investiga redes neurais em dispositivos sensores e de IoT para otimizar protocolos de comunicação visando a redução de consumo de energia. A proposta visa empregar Rede Neural para aprender os critérios ótimos usados por diferentes modelos, algoritmos e protocolos de rede, identificando as relações entre as entradas e saídas que reduzem o consumo de energia dos dispositivos. Neste contexto, a pesquisa de Paulo pretende substituir os sistemas de otimização usados para gerenciamento de recursos de energia por uma Rede Neural capaz de se adaptar ao hardware de rede e fazer com que esses dispositivos operem sob a melhor configuração possível.

O trabalho, que obteve aprovação no Exame de Qualificação de doutorado, foi publicado no IEEE Vehicular Technology Conference (VTC) em 2020, além de contar com uma Patente de Software. Ademais, o prêmio concedido ao trabalho pela NVIDIA será utilizado para realização de pesquisas e experimentos nas áreas de Redes de Computadores e Inteligência Artificial.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00