O Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos (GP2), do Centro de Informática (CIn) da UFPE, vai realizar no próximo dia 27 de novembro o seu workshop anual, que tem como objetivo a socialização da produção científica desenvolvida por estudantes integrantes do grupo. O momento vai acontecer em formato híbrido, a partir das 8h30, sendo facultada a participação presencial, no Anfiteatro do CIn-UFPE, para quem possuir o esquema vacinal completo. Para acompanhar virtualmente, é necessário sinalizar ao professor Hermano Perrelli, coordenador do GP2, através do e-mail hermano@cin.ufpe.br. A programação vai ser composta, ao todo, por 12 palestrantes, que submeteram previamente um resumo estendido sobre o seu trabalho de pesquisa. Para avaliar criticamente o conteúdo apresentado foram designados 16 pesquisadores.

Contribuem ainda com o workshop o Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, por meio do Agile Governance Research Lab, a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) da Universidade de Pernambuco (UPE), através do REACT Research Labs, a Universidade Federal da Paraíba, com o Decision Lab, a UPE Campus Garanhuns, por meio do Software Engineering and Applied Computing (SEAC), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o F.R.E.V.O – Fostering Research on managEment and InnoVatiOn, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), representada pelo Brazilian Enterprise Architecture Studies (BREACS).

Criado em 2005, o GP2 busca ampliar a aproximação entre o mercado e a academia, de forma que ambos possam contribuir mutuamente para o crescimento da pesquisa em torno do gerenciamento de projetos. Em sua trajetória já foram desenvolvidos projetos em parceria com instituições privadas, públicas e órgãos de fomento à pesquisa. O grupo abriga diversas linhas de pesquisa, como Gestão de Projetos de Software, Metodologias Ágeis, Gerenciamento de Riscos, Pensamento Sistêmico, entre outras. Desde 2008 é realizado um workshop anual com os integrantes, que tem como finalidade o compartilhamento e a discussão crítica dos trabalhos realizados por graduandos, mestrandos e doutorandos.

Confira a programação completa do Workshop Anual do GP2 2021:

08h40 – Framework para Avaliação de Riscos de Projetos Acadêmico em Instituições de Ensino Superior (Gilka Rocha – Doutorado);
09h10 – Proposta de um framework para o desenvolvimento dos aspectos humanos em equipes ágeis de desenvolvimento de software: diretrizes para o desenvolvimento dos aspectos humanos (Patrícia Moser – Doutorado);
09h40 – Continuidade de falhas em projetos desenvolvimento de software: uma análise teórica aliada à prática (Joelson Araújo – Doutorado);
10h20 – A Model for Dealing with Epistemic Uncertainties In Agile Software Project Management (Jefferson Barbosa – Doutorado);
10h50 – MPO: Um Modelo Conceitual para Observatórios de Projetos (Jeferson Kenedy – Doutorado);
11h20 – Nudges Aplicados à Gestão do Conhecimento no Desenvolvimento Ágil de Software (Vitor Sobral – Doutorado);
11h50 – Uma Abordagem Ágil para Modelagem de Arquiteturas Corporativas (Petrônio Medeiros – Doutorado);
14h00 – Agile Governance: Investigating Engagement as a Critical Success Factor for Organizational Transformations (Fulvia Lima – Doutorado);
14h30 – Um Guia para Identificação e Mensuração de Dívida Técnica de Requisitos no Desenvolvimento de Software (Ana Carolina de Melo – Doutorado UPE);
15h00 – Uma abordagem gamificada para o aprendizado do framework de governança ágil – MAnGve (Rafaela Helena Santos – Mestrado);
15h20 – O impacto da Autonomia nas Intenções de Turnover em projetos GSD (Amanda Chaves – Mestrado);
15h40 – Agile tailoring with scaling agile frameworks in distributed large-scale settings (Rafael Figueiredo – Mestrado).