Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.993
Aluna: Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa
Orientador: Prof. Sérgio Ricardo de Melo Queiroz
Título: Spotify como Ferramenta de Construção do Gosto: Um Estudo sobre os Efeitos do Consumo de Conteúdos Recomendados por Inteligência Artificial
Data: 15/02/2022
Hora/Local: 15h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Geber Lisboa Ramalho (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Frederico Araujo Durão (UFBA / Instituto de Computação)
Prof. Sérgio Ricardo de Melo Queiroz (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de
plataformas, em vários setores, que trabalham com sistemas de recomendação.
Visto que, do ponto de vista das plataformas, um importante propósito das
recomendações é manter os usuários consumindo os conteúdos
disponibilizados, utilizando inúmeras informações do comportamento dos
usuários, foi observada a necessidade de entender as consequências do seu
uso na sociedade. Surgem então alguns questionamentos: poderia essa nova
dinâmica ser responsável por conduzir uma mudança no gosto dos usuários? Os conteúdos produzidos para consumo na plataforma também podem sofrer
influência?
A partir deste contexto, esta dissertação tem como propósito analisar os
efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial na
sociedade. Tendo como bases principais a teoria do gosto (1979) do
sociólogo Pierre Bourdieu e o conceito de onívoro cultural de DiMaggio
(1987) e Richard Peterson e Albert Simkus (1992), procura-se observar quais
as consequências causadas pelo uso de plataformas que utilizam dados do
perfil do usuário em sistemas de recomendação que enviam conteúdos para
serem consumidos, dado que o gosto não é produto resultante do
livre-arbítrio, mas algo construído pelas condições de existência que
moldam as preferências do indivíduo ao longo do tempo. Como objeto de
estudo a plataforma de streaming musical Spotify foi selecionada,
considerando-se sua popularidade no Brasil. Por meio de uma pesquisa
quali-quantitativa e da construção de um grupo focal onde o histórico de
uso da plataforma foi acompanhado por 5 meses, foi possível observar que o
capital cultural, o consumo de conteúdo recomendado e a diversidade de
gêneros são fatores de grande influência na equivalência entre o conteúdo
já consumido e aquele que será recomendado. Além disso, a falta de
similaridade entre os conteúdos de alguns usuários indicam a possibilidade
do conteúdo sugerido ser resultado de uma ação publicitária, sem levar em
consideração o histórico de consumo do usuário e sim se ele faz parte do
público alvo que o artista pretende alcançar. Quanto aos onívoros
culturais, o fato do usuário ser considerado um não obteve influência
significativa nos resultados. Desta forma, a pesquisa contribui para
debates sobre classes, dinâmica de consumo musical e inteligência
artificial no século 21.
Palavras-chave: Consumo Cultural. Gosto Musical. Sistema de Recomendação. Spotify.
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