Na próxima quarta-feira (16), será realizado o IV Seminário sobre Desenvolvimento de Observatórios de Projetos. O evento tem início às 14h30, através deste link e é aberto a todos os interessados em conhecer mais sobre a temática e os projetos.

Organizado pelo professor Hermano Perrelli, pelo doutorando Jeferson Kenedy e pelo professor Ivaldir Junior, o seminário tem o objetivo de apresentar os observatórios desenvolvidos pelos alunos na disciplina de pós-graduação Desenvolvimento de Observatório de Projetos 2, uma segunda versão da disciplina ofertada em 2019.2. 

O conceito de “Observatório de Projetos” foi criado recentemente pelo Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos (GP2) do CIn. “Esses observatórios podem ser compreendidos como sistemas de informação que possibilitam transparência aos projetos por meio da observação. Neste sentido, os alunos da disciplina participaram de projetos reais de desenvolvimento de observatórios de projetos”, explicou o doutorando Jeferson Kenedy.

Um exemplo é o Observatório de Projetos da Disciplina “Projetão”, que seria um instrumento de divulgação e compartilhamento de dados coletados a partir dos projetos executados na disciplina de “Projetão”, incluindo dados históricos de versões anteriores da disciplina, e cujo principal público alvo são potenciais investidores interessados nos projetos desenvolvidos pelos alunos do CIn. O segundo projeto desenvolvido foi o Observatório de Projetos da UPE, proposto como ferramenta de transparência para projetos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos, inicialmente, em Garanhuns, no âmbito da Universidade de Pernambuco (UPE). Porém, a ferramenta evoluiu e passou a contemplar projetos desenvolvidos por outros campi da Universidade. 

O seminário será uma oportunidade para os alunos e a comunidade do CIn conhecerem mais sobre o conceito de “Observatório de Projetos” e para divulgar o conhecimento produzido no Centro de Informática (CIn) da UFPE para a sociedade.

PROGRAMAÇÃO:

14h30 Abertura

14h40 Observatório de Projetos da Disciplina “Projetão”

Adriana Silveira, Helena Cananea, Valéria Martins e Amanda Chaves

15h40 Observatório de Projetos da UPE

José Ferreira, Bruno Cipriano, Katiane Oliveira e Carla Ribeiro

16h40 Discussão

17h Encerramento

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00