Proposta envolve as empresas parceiras Stellantis, Moura e Mahle, além das ICTs UFPE e UPE, e vai desenvolver soluções de inovação para Manutenção Preditiva de Componentes Veiculares

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), divulgou o resultado do Ciclo 3 do Programa Finep 2030, seleção  pública  de  propostas  de  instituições com  o  objetivo  de  formar redes voltadas à atuação nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças. Entre os selecionados está o projeto Preconecta, desenvolvido no Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e as empresas Stellantis, Moura e Mahle. Participarão da iniciativa alunos de graduação, pós-graduação e professores de ambos os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), assim como especialistas ligados às empresas envolvidas.

O projeto tem como ideia principal desenvolver soluções de inovação para Manutenção Preditiva de Componentes Veiculares. A previsão é que os trabalhos iniciem assim que a Finep disponibilizar os recursos financeiros, cuja ordem de liberação respeita o ranqueamento do resultado final. A coordenação geral das atividades vai ficar a cargo do professor Abel Guilhermino, do CIn-UFPE. “Esperamos que este novo projeto possa gerar bons frutos, principalmente na formação de recursos humanos de alta qualidade para o estado de Pernambuco e Brasil”, afirma o docente.

A realização do Preconecta surge como uma oportunidade de juntar esforços de cientistas do estado de Pernambuco, através da rede de ICTs, para resolver problemas reais da indústria automotiva. O Locus de Inovação Automotivo têm sido um dos grandes impulsionadores na prospecção dessas novas parcerias. A Direção do CIn, bem como a Coordenação de Cooperação, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade-UFPE) e a Unidade Embrapii do CIn-UFPE, recentemente credenciada na área de Tecnologias e Sistemas Veiculares, têm somado forças para apoiar novas iniciativas do setor automotivo que estão ocorrendo no país, o que tem contribuído para a construção de um ambiente de inovação para o desenvolvimento científico e tecnológico.

O CIn-UFPE desenvolve projetos industriais e de formação de recursos humanos na área automotiva há sete anos, através de iniciativas como o Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes (LIVE), coordenado pelos professores Abel Guilhermino e Divanilson Campelo. Algumas parcerias industriais com empresas como Stellantis, Intrepid Control Systems, Serttel e, mais recentemente, BMW, Renault, AVL, DAF, Vector, Mercedes, têm sido desenvolvidas através de projetos no setor automotivo. Nessa trajetória, foram realizados também nos últimos anos projetos junto a instituições como a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Embrapii, referentes ao Rota 2030.

Comentários desativados