Grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do CIn-UFPE acumula vitórias em competições

O RobôCIn, grupo de pesquisa em robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conseguiu se qualificar para participar do RoboCup, na Tailândia, entre os dias 13 e 17 de julho. Essa é a maior competição internacional de robôs autônomos do mundo e a equipe iniciou uma Vakinha online com o objetivo de arrecadar o dinheiro necessário para viabilizar a ida ao local do evento.

Esse ano, o RobôCIn, que já participou de duas edições do RoboCup, teve duas equipes classificadas, nas categorias de Small Size League (SSL) e 2D Simulation. Em 2021, o grupo conquistou, na edição virtual do evento, a melhor colocação de uma equipe latino americana: com o 3º lugar geral na categoria SSL e o 7º lugar geral na categoria de Simulação 2D. 

Atualmente, tem em seu histórico de competições, além das conquistas na RoboCup, o primeiro lugar na edição de 2021 do Campeonato Latino Americano de Robótica (LARC) nas categorias Very Small Size Soccer (VSS 3×3), Small Size League (SSL) – bicampeões – e de Simulação 2D. Já na competição IronCup de 2021, foram campeões nacionais na modalidade VSS e 3º lugar em Simulação 2D.

Criado em 2015 por 12 estudantes de Engenharia da Computação com a ajuda dos professores Edna Barros e Hansenclever Bassani, hoje, o RobôCIn conta com 47 estudantes de graduação e pós-graduação e 4 professores orientadores para o desenvolvimento de soluções utilizando Inteligência Artificial, Visão Computacional, Mecânica e Eletrônica Embarcada aplicados à robótica na busca por ser uma referência mundial na área.

É possível contribuir para a participação do grupo na RoboCup 2022 através da Vakinha e conferindo e compartilhando o post feito pela equipe. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para o email: robocin@cin.ufpe.br.

Comentários desativados