Evento virtual acontece dia 08/06, às 17h, no canal do CIn-UFPE no YouTube

Na próxima quarta-feira, dia 08 de junho, acontece o 6º Webinar do LocusAutomotivoPE, sobre Desenvolvimento de Hardware para IoT (Internet das coisas), com presença de Arthur Liraneto, Líder técnico da vertical de Hardware do ICT CESAR em Recife. A mediação será realizada por Abel Guilhermino, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, coordenador do LocusAutomotivoPE. O evento será transmitido no canal oficial do CIn-UFPE no Youtube, a partir das 17h.

Nos últimos 15 anos, com o surgimento do conceito de Internet das coisas, e os avanços na eletrônica automotiva, os projetos de hardware começaram a exigir um alto grau de integração de todos os campos de conhecimento da engenharia eletrônica, tanto analógica/Rádio Frequência quanto digital. O desenvolvimento de módulos embarcados e de circuitos integrados analógicos e de Rádio Frequência cresceram exponencialmente, demandando profissionais com perfis específicos como, por exemplo, o “engenheiro de hardware IoT”. 

Este webinar apresentará o contexto atual de mercado, em que o desenvolvimento de hardware tem convergido para tecnologias baseadas em eletrônica digital nas principais verticais de mercado, com destaque para o desenvolvimento de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs) e sistemas de comunicação serial de alta velocidade (PCIe), restando apenas setores de telecomunicações e de fontes de alimentação com tecnologias baseadas em eletrônica analógica e de Rádio Frequência (RF). O encontro será focado na apresentação de arquiteturas de hardware para Internet das coisas, requisitos, desafios e principais tecnologias envolvidas.

Arthur Liraneto, convidado desta edição, é graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especializado em Projeção de Circuitos Integrados de Rádio Frequência pelo CI-Brasil, possui Mestrado em Microeletrônica e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Microeletrônica – PGMicro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na UFRGS, Arthur também foi professor substituto no Departamento de Engenharia Elétrica de 2015.2 até 2016.2. 

Fez intercâmbio de doutorado sanduíche na Queen’s University em Kingston, no Canadá, por 18 meses, no qual desenvolveu chips de rádio frequência para a tecnologia 5G e um projeto para a indústria Canadense de instrumentos de teste, que resultou em sua primeira patente nos EUA. Ocupou o cargo de especialista de tecnologia avançada na empresa HT Micron Semicondutores – Brasil, quando liderou a equipe que lançou a primeira família System-in-Package (SiP) de IoT do país, com competitividade global. Atualmente, Arthur Liraneto é Líder técnico da vertical de Hardware do ICT CESAR em Recife.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00