Serão dois  cursos de residência tecnológica onde  os  alunos receberão um total de R$ 14 mil reais por seis meses de formação

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, e a Stellantis, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos, abriu edital para o programa de residência tecnológica para a formação de profissionais para a indústria automotiva. Serão duas especializações Lato Sensu, sendo uma em Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls) e a outra em Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration). Os cursos ofercidos têm 360 horas de carga horária. As residências serão coordenados pelos professores Abel Guilhermino e Divanilson Campelo do CIn-UFPE. Esta é também uma iniciativa do Locus de Inovação no setor automotivo coordenada pelo Centro. O início das aulas está previsto para começar em setembro de 2022, com duração de 6 meses. Ao todo, são 15 vagas com bolsas ofertadas, sendo 8 para Controls e 7 para Calibration. 

Os selecionados terão 4 meses de aulas teóricas remotas, com aulas ministradas por professores da UFPE, UnB, UTFPR e UFSC, universidades renomadas na área automotiva, e 2 meses de formação prática presencial, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE. Os alunos receberão um total de R$ 14 mil reais, distribuídos em 4 parcelas durante 6 meses de formação.

Ambas as especializações da residência tecnológica CIn/FACEPE/Stellantis buscam profissionais formados em engenharia ou tecnologia e que tenham amplo domínio do inglês. Os interessados podem conferir todas as informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma no edital.

Ao coordenador reserva-se o direito de cancelar ou remanejar as datas do programa original da turma, seja por falta de número mínimo de inscritos que viabilize a turma, ou por motivos de força maior, em um período de até 7 (sete) dias de antecedência ao início das aulas.

Sobre o Centro de Informática da UFPE:

O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino, pesquisa, extensão e cooperação na área de tecnologia do Brasil e da América Latina. Com um corpo docente de referência e estrutura de ponta, o CIn é um grande formador de profissionais qualificados para o ecossistema de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. O CIn-UFPE coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por sua excelência, destacando-se por oferecer um ensino inovador, produzir pesquisas relevantes e realizar parcerias de sucesso que contribuem para o avanço da ciência e da sociedade. O CIn-UFPE também é Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares e tem desenvolvido diversos projetos na área veicular.  

Sobre a FACEPE

A FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, tem como missão institucional promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, em sintonia com o atendimento às necessidades socioeconômicas. Esse fomento se desenvolve pela concessão de financiamento para custeio de atividades de formação de recursos humanos de alto nível, projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou empresas em Pernambuco. Está sendo considerado que parte dos recursos do pagamento de bolsas dos alunos serão oriundos do EDITAL RESITEC, referente a criação de novos programas de residência tecnológica para o estado de Pernambuco, e está em fase de análise pela FACEPE. 

Sobre a Stellantis

A Stellantis é um dos principais fabricantes de automóveis e fornecedores de mobilidade do mundo. Suas marcas históricas e icônicas incluem Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall,Free2move e Leasys. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.

Comentários desativados