O Centro contribui com mais um eixo de desenvolvimento científico e tecnológico, agora com a indústria de mobilidade elétrica de duas rodas

O projeto “Pesquisa e Desenvolvimento para Viabilização da Mobilidade Urbana baseada em Motocicletas Elétricas”, coordenado pelo Professor do CIn, Paulo Maciel (UFPE), e com coordenação institucional dos Professores Daliton da Silva (UFAPE) e Renata Dantas (IFPE), foi aprovado no Edital FACEPE n°11/2022 – Fronteiras da Inovação – Avanços para o conhecimento global.

Em parceria com a empresa Voltz Motors do Brasil, a iniciativa irá viabilizar a construção de um centro de inovação para mobilidade elétrica no CIn e terá como objetivo o desenvolvimento de um sistema de apoio ao planejamento logístico da Voltz. O projeto visa proporcionar avanços em áreas, como distribuição e operacionalização de estações de troca de baterias dos veículos elétricos sobre duas rodas. Além disso, serão propostos modelos de consumo de energia dos veículos da empresa parceira para dar suporte ao desenvolvimento de produtos e planejamento de rotas.

Com essa ação, o CIn-UFPE contribui com mais um eixo de desenvolvimento científico e tecnológico, agora com a indústria de mobilidade elétrica de duas rodas. A parceria com a Voltz, empresa pernambucana nascida para desenhar e comercializar motocicletas baseadas exclusivamente em motorização elétrica, irá colocar o Centro no protagonismo do desenvolvimento científico e tecnológico da mobilidade elétrica do Brasil. Dessa forma, o CIn incentivará e fortalecerá a pesquisa e o desenvolvimento das Tecnologias, proporcionando avanços na Ciência e na Indústria.

Para o Prof. Paulo Maciel, o projeto é mais um vetor que se soma às demais iniciativas do grupo de pesquisa. “O estudo de problemas relacionados aos veículos de transporte elétricos com requisitos de sensoriamento e conectividade tem inúmeros desafios. Esses desafios permeiam áreas que envolvem Internet das Coisas, comunicações, planejamento de rotas, qualidade de serviço, confiabilidade, etc”, comenta.

“O nosso grupo de pesquisa tem desenvolvido modelos e ferramental computacional para dar suporte ao planejamento de sistemas. Com essa ação, poderemos nos defrontar com problemas relevantes dessa área e, através da interação entre os colaboradores das instituições participantes, poderemos desenvolver soluções interessantes para esses desafios. Isso é desafiador para todos do grupo!”, completa o professor.

Alunos de graduação e pós-graduação do CIn-UFPE e das instituições parceiras irão compor a equipe para o desenvolvimento do projeto. Nos próximos meses, será construída a infraestrutura em um laboratório a ser alocado nas dependências do Centro. O espaço terá equipamentos de informática e eletrônica de última geração para monitoração dos sistemas e obtenção de dados necessários ao desenvolvimento do programa. Nessa primeira fase terá duração prevista de 3 anos.

Sobre o Edital FACEPE

O Edital FACEPE tem por objetivo incentivar a formação dos consórcios setoriais de inovação, com a criação ou fortalecimento de Centros de Inovação para o desenvolvimento das Tecnologias do Futuro no âmbito das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Estado de Pernambuco. A ação busca promover alianças de grupos de pesquisa de instituições públicas e/ou privadas com as empresas, e demais atores do Ecossistema Estadual de Inovação.

As propostas aprovadas do Edital 11/2022 serão financiadas no valor global estimado de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), sendo R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) com recursos do orçamento da FACEPE e R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) oriundos do Fundo INOVAR-PE.