Projeto em convênio com Ministério da Educação visa aumentar transparência dos dados educacionais

A nova versão do Clique Escola, desenvolvido pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE em parceria com o Ministério da Educação, aprimora funcionalidades do aplicativo para valorizar as ações educacionais das escolas e dos professores, melhorar a experiência dos usuários e criar possibilidades de comunicação e monitoramento pelo MEC.

A equipe do Centro, coordenada pelos professores Alex Sandro Gomes e Ricardo Massa,  trabalhou para otimizar o Desempenho, a Estabilidade Funcional e a Atualização Periódica de Informações do aplicativo. Foram realizados testes da estabilidade das funcionalidades, correção de eventuais defeitos identificados na implementação e otimização de funções para melhorar eventuais gargalos de desempenho do aplicativo. 

As novidades dessa versão são três. Primeiro, há uma maior quantidade de dados sobre as escolas em visualizações acessíveis à maioria da população. Isso visa contribuir para a transparência nas gestões e o controle social dos gastos nas redes públicas de ensino. O desejo é favorecer a racionalização dos gastos e os indicadores dos estabelecimentos. Em seguida, foram ampliados os ambientes de aprendizagem e de troca de experiências entre gestores das unidades escolares. Por fim, a terceira funcionalidade, redesign da arquitetura da informação do aplicativo, permitirá o compartilhamento de projetos educacionais realizados nas escolas.

As novas funcionalidades ampliam o impacto social do Clique Escola. É uma importante plataforma de formação ao adotar práticas de aprendizado móvel e ubíquo em seu design, que oferece múltiplas oportunidades de desenvolvimento de competências de gestão e troca de experiências para profissionais do Brasil. Ao mesmo tempo, o controle social e a transparência de indicadores financeiros e de necessidades pode estimular potenciais beneficiários a se engajarem em ações de apoio e desenvolvimento, ampliando a base de controle e mobilização social em torno das unidades de ensino.

A versão atual do aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store.

Comentários desativados