Inscrições abertas até 15 de novembro

A oitava edição da Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI) voltará a ser realizada presencialmente no Centro de Informática (CIn) da UFPE, no dia 26 de novembro de 2022. Os interessados devem realizar a inscrição até 15 de novembro, através do preenchimento do formulário, para tanto devem criar uma conta na plataforma Codeforces – o nome do usuário será exigido no momento do preenchimento. É importante verificar as informações disponibilizadas no site da OPEI, em especial, os critérios de elegibilidade no regulamento completo.

As inscrições são divididas em três etapas, todas realizadas a partir do site oficial da OPEI: inscrições de instituições de ensino, inscrições de delegados e inscrições de alunos. É necessário que o responsável pela instituição de ensino a inscreva e inscreva a si próprio como delegado nas modalidades e níveis em que é responsável pela instituição. O delegado é responsável por inscrever e verificar os alunos e suas informações.

Organizada pelo grupo PET-Informática do CIn-UFPE, a OPEI é uma competição voltada para alunos de Ensinos Fundamental, Médio e Superior das instituições públicas e privadas do estado de Pernambuco. Criada em 2015, tem como objetivo despertar o interesse pela matemática e pela computação sendo uma oportunidade para que os competidores possam conhecer carreiras na área da informática e ações do PET-Informática. Participar da OPEI é também uma forma de preparação para competições nacionais e internacionais de programação, como a OBI e a ACM/ICPC.

Em 2021, em formato remoto, houve a participação estudantil de 605 alunos, de 25 instituições inscritas, 506 na Modalidade Teórica e 99 na Modalidade Prática. Esse ano, a Olimpíada traz como tema homenageado o movimento Manguebeat. As expectativas são  “superar os números de inscrições que tivemos nas edições realizadas antes da pandemia, pois a OPEI 2022 foi preparada com muito carinho para a sua volta ao formato presencial”, afirma Robson Fidalgo, coordenador da OPEI.