O objetivo é promover autonomia no momento da votação para pessoas com dificuldade de mobilidade

No dia 25 de novembro o projeto “Automatização da auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições com uso de IA e Robótica”, desenvolvido pela parceria entre CIn-UFPE, TRE-PE e Softex, foi premiado com o terceiro lugar na categoria Inovação Tecnológica do EXPOJUD, Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito. Durante o evento, também foram apresentados três Trabalhos de Conclusão de Curso, desenvolvidos pelos alunos residentes, onde o trabalho sobre a “votação assistiva” foi o que atraiu a maior atenção de quem esteve no evento.

A solução foi desenvolvida pelo residente Felipe Augusto da Silva, do CIn-UFPE, sob orientação do professor João Marcelo. O projeto propõe oferecer autonomia ao processo de votação, direcionado a pessoas com capacidade de movimentar apenas a cabeça e os olhos. O indivíduo seleciona os números através do movimento dos olhos, que é transmitido para o braço robótico. Apesar de ainda ser um protótipo, o projeto é inteiramente funcional, como pode ser visto neste vídeo, e propõe novos horizontes no processo de votação. Não havia concorrentes nesse tipo de aplicação na feira.

A detecção de movimentos é bastante precisa, inclusive com uso de óculos. “Seria um desafio porque se eu tirasse o óculos não veria a tela. Mas, mesmo assim ele foi bem preciso com a piscada e não exigiu movimentos grandes com a cabeça. Pequenos movimentos eram detectados, assim como movimentos de olhos”, observa José Francisco Pereira Notaro, Coordenador Técnico do Projeto Judicial Eletrônico (PJL) na Justiça do Trabalho e ex-aluno do Centro de Informática, que testou o projeto na feira.

Rafaela Faria, estudante de Direito, também pôde testar a votação assistiva e considera que merece ser implementada, pois “é muito importante a gente conseguir alternativas para incluir todo mundo no nosso sistema eleitoral e garantir nossa democracia. Assegurar que o voto consiga ser secreto mesmo para aqueles que eventualmente não tenham toda a mobilidade do corpo devido a algum tipo de paraplegia, por exemplo”.

Os alunos responsáveis pelos outros dois TCCs usados em conjunto ao projeto principal são Jonas Ferreira Silva e Paulo Rafael Veloso. Eles fazem com que os robôs reconheçam e localizem dinamicamente os botões da urna, o que facilita a configuração do sistema. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, contribuindo para a geração de tecnologia e o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro.

Site do projeto: https://residenciarobotica.cin.ufpe.br/

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/residenciarobotica/