Ministrada pelos professores do CIn Filipe Calegario e Giordano Cabral, a disciplina poderá ser cursada a partir do próximo semestre letivo (2022.2)

A disciplina eletiva de Criatividade Computacional (IF866), com 60h de carga horária, é voltada para todos os cursos de graduação do CIn e com vagas para outros cursos da UFPE. Neste caso, o aluno deve pedir à coordenação responsável por seu curso para solicitar as vagas oficialmente pelo Siga no período de modificação de matrícula. O horário será nas segundas (15h-17h) e quartas (13h-15h) e o formato será presencial com aulas no CIn.

É importante ficar atento, pois o período de matrícula para o próximo semestre é de 16 a 22 de novembro.

A disciplina visa explorar ferramentas de suporte à criatividade e ferramentas de geração automática de conteúdo, discutindo conceitos, métodos e processos criativos e suas interseções com a computação. Oferece aos alunos a oportunidade de complementar seus conhecimentos com experimentos usando técnicas, redes e modelos de Generative Deep Learning e Generative AI com Imagens (StyleGAN3, StyleGAN2-ada, VQGAN+CLIP, Arbitrary Image Stylization, Style Transfer), Texto (GPT-2, GPT-3) e Música (Magenta, MuseNet).

Nesta edição de 2022.2, com o acelerado avanço da área, também serão discutidas e usadas as ferramentas e técnicas mais atuais como: DALL-E 2, Midjourney, Stable Diffusion, DreamBooth, Deforum etc.

Aqui é possível conferir um exemplo de atividade, uma galeria construída ao longo de uma edição da disciplina e mais detalhes como avaliações e textos a serem discutidos em aula.