Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.060


Aluna: Mayara Wanessa Alves dos Santos
Orientador: Prof. Rafael Dueire Lins
Título: Os impactos do Ensino Remoto Emergencial no processo de ensino e 
aprendizagem nos cursos de Tecnologia: percepções de discentes e docentes
Data: 22/12/2022
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Alex Sandro Gomes (UFPE / Centro de Informática)
Prof.  Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Rafael Dueire Lins  (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

Em março de 2020, diversos países vivenciaram uma crise devido a pandemia da
COVID-19. No Brasil não foi diferente, em consequência do alto nível de contágio do
vírus, o controle da pandemia exigiu o isolamento social, afetando o ensino em todos os
níveis. Com isso, a educação passou por mudanças significativas. Diante deste cenário,
as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras necessitaram de uma reformulação
nas práticas pedagógicas, promovendo ações, buscando estratégias e recorrendo ao auxílio
das ferramentas digitais para que possibilitassem o Ensino Remoto Emergencial (ERE).
Desse modo, esta dissertação tem como objetivo investigar as percepções de discentes
e docentes dos cursos de Tecnologia de IES sobre os impactos do ERE no processo de
ensino e aprendizagem. Metodologicamente, foi utilizado uma pesquisa quali-quantitativa
abordando docentes que atuaram no Ensino Superior e discentes que tiveram aulas durante
o período do ensino remoto emergencial. Nesse estudo, o instrumento de coleta utilizado
foi um questionário online com perguntas objetivas e discursivas, obtendo a participação
voluntária de 126 docentes e 366 discentes de diversas Instituições Federais. Baseado
nos dados obtidos nesta pesquisa, fornecemos orientações e elaboramos um conjunto de
diretrizes para auxiliar gestores e professores no planejamento para o ensino remoto, caso
seja necessário. Os resultados obtidos confirmam que o ERE requer um planejamento
adequado, divisão de tarefas e trabalhos em grupos. Os docentes mencionaram a falta
de interação dos discentes e o baixo engajamento como os principais desafios enfrentados
durante as aulas síncronas. Também indicaram fatores como a sobrecarga de trabalho, o
despreparo tecnológico, a infraestrutura inadequada e falta de apoio institucional durante
o ERE

PALAVRAS-CHAVE: ensino remoto emergencial; ensino-aprendizagem; instituições federais.

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