Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.061
Aluno: Humberto Williams Cavalcanti Andrade
Orientador: Prof. Ruy Jose Guerra Barretto de Queiroz
Coorientadora: Profa. Maria Amália Oliveira Arruda Câmara (UPE / FCAP)
Título: What triggers consumer adoption of Real Digital in Financial Products
Data: 14/02/2023
Hora/Local: 13:30 h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Ruy José Guerra Barretto de Queiroz (UFPE / Centro de Informática)
Prof. José Carlos Silva Cavalcanti (UFPE / Departamento de Ciências Administrativas)
Prof. Joao Jose Costa Gondim (UnB / Departamento de Ciências da Computação)
RESUMO:
Uma vez que o ecossistema financeiro está mudando após o desenvolvimento do mercado de criptoativos, a maioria dos Bancos Centrais ao redor do mundo têm tentado desenvolver sua própria moeda digital para se inserir nesse novo mercado. Essa moeda é conhecida como Central Bank Digital Curriencies (CBDC), ou Moedas Digitais de Bancos Centrais, em tradução livre.
Essa discussão cresceu desde a pandemia do Covid-19 e muitos países iniciaram a pesquisar e divulgar insights a respeito do que eles estavam fazendo na tentativa de promover esta tecnologia internamente e também como isso impactaria a economia global.
Além disso, a economia digital pode prover dados que ajudarão governos a minimizarem problemas internos uma vez que ela facilita a inclusão financeira.
O Brasil experienciou isso após o seu bem sucedido sistema de pagamento instantâneo, conhecido como PIX. Agora o Banco Central do Brasil tem trabalhado para lançar sua própria moeda digital.
Ainda que a discussão sobre como moedas digitais de bancos centrais impactarão os cidadãos esteja em seu início, essa tese busca entender o que engatilha a adoção dos consumidores nos produtos financeiros do Brasil, na tentativa de promover o debate acerca do estágio de desenvolvimento do Real Digital e fazendo, também, um panorama geral do tema de moedas digitais de bancos centrais.
Palavras-chave: Moedas Digitais de Bancos Centrais, Economia Digital, Bancos Centrais, PIX, Real Digital
Comentários desativados