Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.065

Aluno: Priscila Lyra Cabral
Orientadora: Profa.  Judith Kelner

Coorientadora: Profa. Anna Priscilla de Albuquerque Wheler (Google Cloud – Canadá)
Título: Social Robot as Mindfulness Tool for Children
Data: 16/02/2023
Hora/Local: 10h – Virtual
Banca Examinadora:
Prof. Jaelson Freire Brelaz de Castro  (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ivaldir Honório de Farias Júnior (UPE / Campus Garanhuns)
Prof. Judith Kelner (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A saúde mental das crianças é bastante afetada por eventos adversos. O impacto da pandemia do COVID-19 ainda não pode ser totalmente mensurado, no entanto, alguns aspectos já podem ser percebidos. Em particular, o impacto negativo na saúde mental das crianças. Além do grande receio decorrente das incertezas sobre a doença, as crianças foram fortemente afetadas pelo isolamento social utilizado como medida para mitigar a propagação da doença. Atualmente, o uso de robôs está sendo encontrado em todos os lugares, incluindo seu uso por crianças em contextos de educação, saúde e entretenimento. A pesquisa com robôs sociais para a saúde infantil é um campo de estudo ainda em crescimento e que já demonstrou grande potencial tanto em aspectos de viabilidade quanto de eficácia. Exercícios de atenção plena (mindfulness) têm sido cada vez mais usados como uma ferramenta para, entre outras coisas, melhorar a saúde mental das crianças. A prática de yoga é particularmente útil, pois também inclui uma atividade física. O objetivo desta dissertação é projetar, desenvolver e testar uma aplicação para o robô social Zenbo Junior (ASUSTeK Computer Inc.), na qual o robô deve ser um companheiro e guia durante uma atividade prática de mindfulness , no caso a yoga. Este trabalho descreve as etapas de desenvolvimento da aplicação, incluindo as de inspiração, ideação e implementação; e detalhes dos aspectos da aplicação, tais como: requisitos, roteiro, fluxo de trabalho, recursos e arquitetura. Os testes do usuário, seu planejamento, configuração do local, métodos de coleta de dados e seus resultados também são descritos. Os testes consistiram numa única sessão de teste, e foram realizados com 14 crianças (8 meninas, 6 meninos) e 8 pais/responsáveis (5 do sexo feminino, 3 do sexo masculino). Dados quantitativos do SUS foram obtidos (75,71 para as crianças e 80,31 para os responsáveis) e dados qualitativos de observação e entrevista semiestruturada indicam que a aplicação foi bem aceita, e as crianças gostariam de fazer atividade física acompanhada de um robô. No futuro, uma pesquisa mais aprofundada, incluindo outras atividades de atenção plena e recursos mais acessíveis, deve complementar esta dissertação. Além disso, uma revisão sistemática do estado da arte deverá ser realizada.

Palavras-chave: Robôs Sociais; Saúde mental infantil; Atividade Prática de Mindfulness.