Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 588


Aluno: Dyego Carlos Sales de Morais
Orientadora: Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Coorientadora: Profa. Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE)
Título: Abordagem de Fomento à Participação Infantil em um Processo de 
Design Participativo de Artefatos Digitais Educacionais na Educação do Campo
Data: 17/02/2023
Hora/Local: 9h – Virtual –  Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:

Prof. Simone Cristiane dos Santos Lima(UFPE / Centro de Informática)
Prof. Frederick Marinus Constant van Amstel (UTFPR / Design Industrial)
Prof. Ecivaldo de Souza Matos (UFBA / Instituto de Computação)
Prof. Walquiria Castelo Branco Lins (CESAR SCHOOL)
Prof. Andrea Alice da Cunha Faria (UFRPE / Departamento de Educação)


RESUMO:

A Educação do Campo (EdC) surge a partir da luta pelo direito à educação no 
local onde se vive, vinculada à cultura e às necessidades humanas e sociais 
do território. A EdC vislumbra, portanto, um modelo de educação construído 
com a participação dos povos do campo. Apesar disso, crianças e 
adolescentes, estudantes de escolas de EdC, que já utilizam diversas 
tecnologias digitais, ainda não participam dos processos decisórios sobre 
tais tecnologias, que muitas vezes são construídas por especialistas fora 
do território em que são utilizadas. Visando democratizar não apenas o uso, 
mas também a produção de tecnologias digitais, a Base Nacional Comum 
Curricular de 2018 prevê a competência da construção crítica, 
significativa, reflexiva e ética de tais tecnologias. Dessa forma, fica 
evidente uma necessidade de desenvolvimento de tecnologias digitais por 
estudantes da educação básica, incluindo os de escolas de EdC, para que 
sejam capazes de produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer 
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Atrelada a isso, há 
também a necessidade de construção de materiais didáticos para EdC, 
pensados e produzidos por quem vive nestas regiões. Visando atender a essas 
demandas, investigou-se, neste trabalho, como fomentar a participação de 
estudantes da educação básica no processo decisório de desenvolvimento de 
artefatos digitais educacionais para EdC. Para isto, investigamos como 
ocorreu a participação infantil e os papéis de crianças no Design 
Participativo (DP) em um segundo ciclo de pesquisa-ação, em que 
operacionalizamos um processo de desenvolvimento de artefatos digitais 
educacionais em duas escolas do campo, no município de Vicência/PE. Durante 
a pesquisa de campo, os estudantes desenvolveram quatro jogos digitais e um 
aplicativo com temáticas relacionadas à agroecologia. Realizamos vinte 
encontros em cada escola, durante os quais coletamos dados a partir de 
observação participante e videografia. Os dados analisados, estão 
organizados em diários de campo, transcrição de áudios tanto da prática dos 
educandos, quanto de pré-análises feitas por pesquisadores participantes, 
além de vídeos e fotos dos encontros nas escolas. A análise de dados se deu 
a partir de um modelo teórico de participação infantil e papéis de crianças 
no DP construído a partir da literatura. A partir da análise, propomos um 
modelo refinado. A partir desse modelo, construímos um conjunto de 
diretrizes para fomentar a participação de crianças e adolescentes nos 
processos decisórios de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais 
para EdC.

Palavras-chave: Participação Infantil. Design Participativo. Educação do 
Campo.

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