A final da 27ª competição nacional ocorre entre os dias 16 a 18 de março de 2023

O Time do CIn-UFPE, “Desculpa, Beto”, formado pelos alunos José Carlos Cruz, Clodes Fernando, Gabriel Meireles e os técnicos Bezaliel Silva e o Professor Nivan Ferreira, irá competir na final nacional da 27ª edição da Maratona de Programação, evento mais importante de Programação Competitiva do país. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), este ano a final acontece entre os dias 16 a 18 de março de 2023, na cidade de Campo Grande – MS, e contará com os times de todo o Brasil classificados nas várias sedes da primeira fase.

Em 2022, a equipe “Amigos de Yuki”, formada pelos estudantes Bezaliel Silva, Gabriel Pessoa, Ícaro Guerra e os técnicos Tiago Gonçalves e o Prof. Nivan Ferreira, foi a grande vencedora da 26ª edição e trouxe o décimo troféu para o CIn, consagrando a UFPE como a instituição com maior número de títulos na história da competição.

No CIn, os trabalhos de preparação para torneios desse tipo são realizados pelo MaratonaCIn, time de programação competitiva coordenado pelo Prof. Nivan Ferreira. Por meio de treinamentos, os estudantes escolhidos através de uma seletiva anual são confrontados com situações semelhantes ao contexto de uma competição real.

Sobre a Maratona de Programação

Organizado desde 1996 pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento anual faz parte da regional sulamericana do International Collegiate Programming Contest. É destinado a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc) e busca promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três integrantes, que tentarão resolver durante um determinado tempo o maior número possível dos problemas que são entregues no início da competição.