Seu trabalho tem influência mundial em Inteligência Artificial e Processamento de Imagens

O Professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Francisco Carvalho, tomou posse, ontem (10/05), da sua diplomação como membro titular na seção de Ciências da Engenharia na Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

O momento aconteceu na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, para a apresentação dos novos membros da ABC. Estiveram presentes na mesa da solenidade a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a Presidente da ABC, Helena Nader. Também estiveram na mesa o Presidente do CNPq, Ricardo Galvão; o Diretor-Presidente da Fundação Conrado Wessel, Carlos Vogt; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Jerson Lima; a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque; e o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. 

O Professor é o único do CIn atualmente na ABC, o primeiro da área de computação fora do eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e o primeiro da área de Inteligência Artificial/ Aprendizagem de Máquina a ser eleito para a Academia. A diplomação é a mais alta distinção que um cientista brasileiro pode almejar a nível nacional, pois é outorgada por acadêmicos da ABC de todas as áreas. 

Sobre Francisco Carvalho – Doutor en Informatique des Organizations pela Universidade Paris-Dauphine na França. É professor e pesquisador do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, sendo pioneiro na área de aprendizado de máquina a partir de dados simbólicos no Brasil. Suas contribuições científicas foram realizadas em aprendizagem de máquina, com ênfase em aprendizado não supervisionado e aprendizado de máquina a partir de dados simbólicos. Foi o primeiro a trabalhar nessa área no Brasil. Propôs métodos originais para a previsão de séries temporais, regressão, agrupamento, co-clustering e mapas auto-organizáveis de Kohonen.

Pesquisador do CIn-UFPE desde 1999 e professor titular da UFPE desde 2011. Membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2020 e agora membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).  Atualmente é pesquisador 1A do CNPq e, em 2021, recebeu o Prêmio de Mérito Científico da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Está na faixa de 1% dos cientistas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens ao longo de toda a sua carreira, segundo estudo da Plos Biology/Elsevier.

Sobre a Academia Brasileira de Ciências (ABC) – Criada em 1916 com o principal papel de, por meio da seleção criteriosa de seus membros, estabelecer padrões de excelência no campo da ciência no Brasil. A seleção é baseada em contribuições para a ciência, formação de recursos humanos, reconhecimento internacional, serviços prestados à comunidade científica, entre outros. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no país. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00