A pesquisa é realizada pelo professor do CIn Paulo Maciel que também coordena o projeto

O projeto CIn-Voltz é uma iniciativa de cooperação tecnológica entre a montadora brasileira Voltz Motors do Brasil e o Centro de Informática (CIn) da UFPE, com a participação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e do Instituto Tecnológico de Pernambuco (IFPE). Coordenado pelo pesquisador e professor do CIn, Paulo Maciel, o projeto é dividido em dois objetivos principais: o primeiro objetivo consiste em modelar, analisar e compreender os fatores que contribuem para o consumo energético de motocicletas elétricas. O segundo objetivo concentra-se na construção de uma ferramenta de software que auxiliará a Voltz no planejamento e operacionalização de estações de troca de baterias.

A iniciativa terá duração prevista de 36 meses. O projeto CIn-Voltz teve início em outubro de 2022 – com a assinatura do termo de cooperação entre as partes – e  início da operação do laboratório multiusuário em abril de 2023. O foco principal é em modelos estatísticos voltados à análise de performabilidade. No entanto, o seu desenvolvimento abrangerá outras áreas como sistemas distribuídos, internet das coisas (IoT), eletrônica de potência, dentre outros.

A pesquisa vai resolver problemas relacionados ao perfil de consumo energético das motocicletas, como também ao planejamento da distribuição geográfica das estações de troca de baterias dos veículos da Voltz. O laboratório está sendo frequentado por aproximadamente 15 pesquisadores, membros do corpo de engenharia da Voltz, além dos professores, mestrandos e doutorandos do grupo de pesquisa do CIn MoDCS

Para o coordenador do CIn-Voltz, Prof. Paulo Maciel, “o projeto agregará à comunidade de docentes e estudantes do Centro conhecimentos sobre veículos elétricos, em áreas na borda do desenvolvimento tecnológico, científico e industrial. O sistema de transporte proposto pela Voltz, integrado em uma logística distribuída das estações de troca de bateria, é pioneiro em território nacional. Integrar essa competência ao CIn proporcionará a possibilidade de prospecção futura de diversos outros projetos com outras empresas do ramo.”

No que se refere em ganhos para Voltz Motors do Brasil, o professor comenta que “esta parceria beneficiará a Voltz em diferentes formas. A empresa terá ao seu dispor o conhecimento que será gerado durante o desenvolvimento do projeto, na forma de ferramentas teóricas e com a construção de artefatos de softwares que serão disponibilizados até o fim da vigência do projeto. O corpo de engenharia será integrado em um ambiente de produção acadêmica, podendo assim desfrutar do conhecimento produzido em tempo real pelos pesquisadores do grupo de pesquisa. Espera-se também que a empresa possa absorver, em seu quadro de pessoas, talentos que serão disponibilizados no projeto, provenientes do corpo discente do CIn.”

Serão desenvolvidos conceitos matemáticos, científicos e de sistemas computacionais inovadores, concebidos conforme o estado da arte nas diversas áreas de conhecimento integrantes do projeto. Além disso, os objetivos da iniciativa estão em constante ajustes, de modo a se adequar tanto às necessidades de produtos da empresa, quanto ao apelo de pesquisa de interesse do MoDCS.

O laboratório conta com 3 estações de trabalho do tipo desktop e espaço para 6 notebooks. Os equipamentos específicos continuam em fase de aquisição, à medida que os recursos disponíveis estão sendo liberados pela agência de fomento FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco). Quando estiver plenamente operacional, o laboratório terá diversos equipamentos de medição de consumo energético, de engenharia eletrônica, IoT e sistemas distribuídos.