Evento aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio de 2023

Os membros da Residência em Robótica e Inteligência Artificial do CIn-UFPE, Marcondes Ricarte da Silva Júnior (Líder Técnico) e Jairton da Silva Falcão Filho (Engenheiro de software) participaram da ExpoJud Portugal, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio. O público alvo do evento é todo o setor jurídico dos países de língua portuguesa e por isso busca promover instituições produtoras de soluções na área jurídica, apresentando-as em stands, palestras e mesas redondas para o mercado. 

A solução apresentada foi o braço robótico desenvolvido pela primeira turma da Residência de Robótica e Inteligência Artificial no período de outubro de 2021 e setembro de 2022, e testada na realização dos testes de integridade oficial das urnas eletrônicas no dia 02 de outubro de 2022. Quem esteve presente pôde conhecer de perto o projeto tanto na exposição do stand durante todo o evento quanto na palestra ministrada. O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, esteve presente no evento, conheceu e aprovou o projeto. 

Através da Softex, o projeto foi completamente financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. O Líder Técnico, Marcondes Ricarte, fala sobre essa parceria: “A residência se propõe a desenvolver soluções que tenham impacto na sociedade através de robótica e inteligência artificial, no qual no primeiro ano o nosso cliente parceiro foi o TRE-PE que nos trouxe o desafio de automatizar o teste de integridade das urnas eletrônicas”. 

Esse projeto funcional, através de Robótica e Inteligência Artificial, agrega valor à sociedade ao contribuir para o aumento da produtividade, reduzir o esforço humano no processo de auditoria e reduzir o risco de falha, além do desenvolvimento de pesquisa de alto nível através das publicações, patentes e  registros de software gerados. 

Atualmente, o trabalho para auditar cada urna é realizado por seis humanos. Essa solução reduz de 6 para 1 a quantidade de pessoas envolvidas no processo, com isso reduz também a possibilidade de erro humano e torna o processo mais facilmente rastreável. Por isso é um projeto tão único: “Não existe outra solução em execução para automatizar para testes de integridade de urnas realizadas em paralelo nos dias das eleições”, destaca Marcondes.

Após a participação neste evento internacional, repleto de oportunidades latentes, os próximos passos da residência, de acordo com Marcondes, são prospectar novos clientes e oportunidades em problemas semelhantes da área e firmar uma extensão de contrato com o TRE-PE”

Sobre a Residência em Robótica e Inteligência Artificial:

Com tradição em programas de residência para empresas há 2 décadas, sendo referência nacional e premiado pelo MCTI, o CIn-UFPE lançou em outubro de 2021 a primeira turma da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software através de convênio com a Softex e posterior acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O projeto segue a filosofia de uma residência tecnológica (inspirada nas residências médicas), nele os desafios de inovação e pesquisa na área de robótica e inteligência artificial aplicadas a teste de software são solucionados tanto pela equipe fixa do projeto (líder técnico e engenheiros) quanto pelos alunos em suas monografias.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00