Filipe Calegario e Fred Freitas contribuíram insights sobre o funcionamento e o potencial das IAs

Os professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Filipe Calegario e Fred Freitas, contribuíram para o debate transdisciplinar promovido no documentário “O impacto das inteligências artificiais no trabalho” produzido pela UFPE. Trouxeram falas a respeito do funcionamento das ferramentas, histórico, diferentes modelos, como têm avançado e como são abordadas em sala de aula nas disciplinas do CIn, proporcionando uma visão ampla e abrangente do tema.

“Vamos tentar usar o máximo dessa ferramenta para poder entender quais são as limitações, os potenciais, até para poder se munir como uma forma de de expansão criativa. Eu vejo muito mais nesse sentido do que no sentido mais negativo”, explica o professor Calegario na produção.

Para compor as múltiplas perspectivas apresentadas no documentário, foram ainda incluídas as contribuições valiosas da professora Ana Carolina Leite, do Departamento de Ciências Geográficas e coordenadora do Grupo Migra (@nucleo.migra); do professor Filipe Campello, do Departamento de Filosofia; e de Luciano Meira, do Departamento de Psicologia da UFPE e do CESAR School. Essas perspectivas abordaram questões éticas, a precarização do trabalho, o viés algorítmico e exploraram possíveis caminhos a serem seguidos.