O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de maio, em Brasília

Promovido pelo Supremo Tribunal Federal, o Fórum Internacional Justiça e Inovação em Brasília contou, durante os dias 19 e 20 de junho, com presenças influentes. O robô auditor, projeto desenvolvido pela primeira turma da Residência de Robótica e Inteligência Artificial, foi apresentado no evento por Marcondes Ricarte (Líder Técnico) e Matheus Hopper (Desenvolvedor), representantes do projeto.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, estava à frente do evento. Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e a ministra Cármen Lúcia também estiveram presentes. George Maciel, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), foi responsável pela recepção.

A apresentação do robô autor ao ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi breve e objetiva: após ver a descrição do projeto e um pouco da execução, fez algumas poucas perguntas, bem objetivas, em uma perspectiva de negócios: que pessoas foram envolvidas no processo? Quanto tempo foi necessário para fazê-lo? Qual o custo de produção e como tornar um produto escalável?

Sobre a participação no fórum, Matheus Hopper, hoje funcionário do projeto, explica que foi sua primeira viagem para um evento de trabalho e uma experiência muito gratificante. Ele iniciou como estagiário no projeto quando foi apresentado para o Ministro Edson Fachin, em maio de 2022. Desde então não havia participado de outras apresentações.

Matheus comentou comentou ainda sobre as dificuldades e a gratidão de integrar o projeto: “No primeiro dia aconteceram alguns problemas técnicos. Eu e Marcondes conversamos e ajustamos as situações necessárias. Eu nunca imaginei que eu pudesse apertar a mão de Alexandre de Moraes um dia na minha vida, então foi uma coisa muito incrível. Não sei descrever como foi a sensação de estar ali, apresentando o trabalho desenvolvido por nós.”.

Sobre a Residência em Robótica e Inteligência Artificial:

Com tradição em programas de residência para empresas há 2 décadas, sendo referência nacional e premiado pelo MCTI, o CIn-UFPE lançou em outubro de 2021 a primeira turma da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software através de convênio com a Softex e posterior acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O projeto segue a filosofia de uma residência tecnológica (inspirada nas residências médicas), nele os desafios de inovação e pesquisa na área de robótica e inteligência artificial aplicadas a teste de software são solucionados tanto pela equipe fixa do projeto (líder técnico e engenheiros) quanto pelos alunos em suas monografias.