O time também foi destaque nos desafios técnicos da competição

A equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, o RobôCIn, participou da 26ª edição da RoboCup 2023, entre os dias 4 e 10 de julho, em Bordeaux, na França. O grupo retorna da maior competição de robótica autônoma do mundo como Bicampeões mundiais na categoria SSL (Small Size League) para equipes com seis robôs, após vitória contra a Luhbots na final, e com o 6º lugar geral na categoria 2D, superando o 7º lugar de 2019 e mantendo o melhor resultado de uma equipe brasileira na competição.

Sobre a participação deste ano, Lucas Cavalcanti acredita que “a equipe vem amadurecendo e aumentando o nível técnico com mais confiabilidade e eficiência no projeto. As estratégias autônomas também são cada vez mais inteligentes e precisas. É importante ressaltar que a equipe conquistou o melhor resultado do Brasil na RoboCup, concretizando um trabalho de anos e dando confiança para avançarmos ainda mais”.

O RobôCIn participou de dois desafios técnicos, em que o objetivo é estimular as equipes no desenvolvimento de novas soluções. No Ball Placement, os robôs devem posicionar a bola em locais específicos do campo sem interferência humana. São vinte minutos para completar oito cenários, com limitação de 30 segundos por cenário. A equipe do Centro completou todos os posicionamentos no menor tempo e foi campeã no desafio.

No Chip Pass, o desafio é trocar a maior quantidade de passes possível dentro de cinco minutos. Um passe normal vale um ponto e um passe chip (por cima) vale cinco pontos. O RobôCIn conquistou a quinta colocação, e foi a única equipe brasileira a participar do desafio.

Para chegar à RoboCup o time contou com o apoio de parcerias como Baterias Moura, ITEMM, CESAR School, Microsoft, Incognia, Neurotech, Embraer, INES e HSBS Soluções. E teve também a colaboração dos torcedores através de uma Vakinha Online para ajudar na viagem dos membros.

Os resultados do RobôCIn nesta edição da RoboCup se soma às diversas conquistas em todas as competições que disputou em 2022: Bicampeão mundiais de SSL (divisão B) na RoboCup, título inédito para o Brasil; Tricampeões de SSL na LARC; Bicampeões de VSS na LARC; Bicampeões de Simulação 2D na LARC; Campeões de Simulação 2D na RoboCore Experience; Campeões de VSS no Campeonato Brasileiro de Futebol Simulado; Campeões de VSS na IronCup; Vice-campeões em Simulação 2D na IronCup. Todos passos fundamentais para se firmar como uma equipe brasileira de referência mundial em robótica.