Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.086
Aluno: Alexsandro Ferreira Coelho
Orientador: Prof. Abel Guilhermino da Silva Filho
Título: SAVIPS – Uma Infraetrutura Veicular Autônoma em Pequena Escala para
Platoon
Data: 26/07/2023
Hora/Local: 9h – Sala E-122
Banca Examinadora:
Prof. Paulo Freitas de Araújo Filho(UFPE / Centro de Informática)
Prof. Evandro Leonardo Silva Teixeira(UnB / Campus Gama)
Prof. Abel Guilhermino da Silva Filho (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo,
muitos deles devido a falha humana. Para reduzir esses números alarmantes,
universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo estão
colaborando no desenvolvimento de sistemas que melhorem a condução em áreas
urbanas e rodovias, por meio da aplicação de tecnologias avançadas, como
sistemas embarcados, redes de comunicação sem fio e Inteligência Artificial
(IA). A aplicação dos sistemas embarcados na área automotiva tem
contribuído para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de
funções do veículo, como multimídia, climatização, controle de tração e
acionamento de atuadores do motor. Contudo, o desenvolvimento de Veículos
Autônomos (VAs) enfrenta desafios significativos em termos de custos e
dificuldades tecnológicas. A implementação de tecnologias avançadas, como
sensores, sistemas de processamento de dados e algoritmos complexos,
aumenta os custos de produção. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento
de sistemas autônomos requerem recursos com especialistas em inteligência
artificial, engenheiros de software e infraestrutura de testes. A
complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis
e interações complexas, dificulta a replicação de todos os desafios em
cenários de teste controlados. Nesse contexto, a utilização de veículos em
escala reduzida tem se mostrado uma abordagem comum em projetos de veículos
autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e de baixo
custo. Esses modelos permitem a validação, redução de riscos e a
oportunidade de explorar algoritmos e sistemas em um ambiente controlado
antes da implementação em veículos em tamanho real. O presente trabalho tem
como objetivo o desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos
autônomos em escala reduzida para a avaliação das funções ADAS (Sistemas
avançados de Assistência ao Motorista) em um pelotão de veículos. O
processo envolve desde a montagem da estrutura física, elaboração do
projeto e desenvolvimento de circuitos eletrônicos, até os testes desses
protótipos. A ideia é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários
realizar validações e análises de dados em um sistema ADAS aplicado a um
pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um
pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos
dois veículos elétricos de pequeno porte equipados com ECUs, câmeras (alta
definição e estereoscópicas) e radar de ondas milimétricas, possibilitando
a demonstração do comportamento dos sistemas desenvolvidos, como o Sistema
de Direção Automatizada (ADS), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC),
Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência
(EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de
pequeno porte.
Palavras-chave: Veículos autônomos. Unidades eletrônicas de controle. Sistemas de Direção
Automatizada. Platoon. Veículos em escala reduzida.
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