Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.086

Aluno: Alexsandro Ferreira Coelho
Orientador: Prof. Abel Guilhermino da Silva Filho
Título: SAVIPS – Uma Infraetrutura Veicular Autônoma em Pequena Escala para 
Platoon
Data: 26/07/2023
Hora/Local: 9h – Sala E-122
Banca Examinadora:
Prof. Paulo Freitas de Araújo Filho(UFPE / Centro de Informática)
Prof. Evandro Leonardo Silva Teixeira(UnB / Campus Gama)
Prof. Abel Guilhermino da Silva Filho (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, 
muitos deles devido a falha humana. Para reduzir esses números alarmantes, 
universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo estão 
colaborando no desenvolvimento de sistemas que melhorem a condução em áreas 
urbanas e rodovias, por meio da aplicação de tecnologias avançadas, como 
sistemas embarcados, redes de comunicação sem fio e Inteligência Artificial 
(IA). A aplicação dos sistemas embarcados na área automotiva tem 
contribuído para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de 
funções do veículo, como multimídia, climatização, controle de tração e 
acionamento de atuadores do motor. Contudo, o desenvolvimento de Veículos 
Autônomos (VAs) enfrenta desafios significativos em termos de custos e 
dificuldades tecnológicas. A implementação de tecnologias avançadas, como 
sensores, sistemas de processamento de dados e algoritmos complexos, 
aumenta os custos de produção. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento 
de sistemas autônomos requerem recursos com especialistas em inteligência 
artificial, engenheiros de software e infraestrutura de testes. A 
complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis 
e interações complexas, dificulta a replicação de todos os desafios em 
cenários de teste controlados. Nesse contexto, a utilização de veículos em 
escala reduzida tem se mostrado uma abordagem comum em projetos de veículos 
autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e de baixo 
custo. Esses modelos permitem a validação, redução de riscos e a 
oportunidade de explorar algoritmos e sistemas em um ambiente controlado 
antes da implementação em veículos em tamanho real. O presente trabalho tem 
como objetivo o desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos 
autônomos em escala reduzida para a avaliação das funções ADAS (Sistemas 
avançados de Assistência ao Motorista) em um pelotão de veículos. O 
processo envolve desde a montagem da estrutura física, elaboração do 
projeto e desenvolvimento de circuitos eletrônicos, até os testes desses 
protótipos. A ideia é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários 
realizar validações e análises de dados em um sistema ADAS aplicado a um 
pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um 
pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos 
dois veículos elétricos de pequeno porte equipados com ECUs, câmeras (alta 
definição e estereoscópicas) e radar de ondas milimétricas, possibilitando 
a demonstração do comportamento dos sistemas desenvolvidos, como o Sistema 
de Direção Automatizada (ADS), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), 
Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência 
(EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de 
pequeno porte.

Palavras-chave: Veículos autônomos. Unidades eletrônicas de controle. Sistemas de Direção 
Automatizada. Platoon. Veículos em escala reduzida.

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