Edital seleciona projetos para o Programa de Ações Estratégicas Transversais da Pós-Graduação

A proposta “Vida Saudável: abordagem multidisciplinar para a promoção da saúde na infância e adolescência e prevenção de fatores de risco para a mortalidade por doenças não transmissíveis” foi aprovada em edital lançado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da UFPE. O projeto conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Centro de Informática, assim como dos PPGs Saúde da Criança e do Adolescente, Morfotecnologia, Biologia Aplicada à Saúde, Educação Matemática e Tecnológica, e Educação Contemporânea.

Conduzido pela professora Rosalie Barreto Belian, o projeto possui parceria internacional com o professor Arthur Galamba da School of Education Communication and Society do King’s College London. De acordo com o coordenador do PPGCC, Leopoldo Teixeira, “esta é uma ação importante da PROPG no sentido de fomentar a colaboração entre diferentes PPGs da UFPE, onde teremos a oportunidade de combinar diferentes expertises para atacar um tema de extrema relevância para saúde das crianças e adolescentes”.

O edital lançado pela Propg seleciona projetos para participação no Programa de Ações Estratégicas Transversais da Pós-Graduação (PAET-PG), criado com o objetivo de apoiar iniciativas voltadas para o fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu. Esses programas devem contemplar a transversalidade e ações de internacionalização na pesquisa e na formação de recursos humanos, no âmbito de três temas prioritários para a UFPE: Saúde e meio ambiente; Educação, cultura e sociedade; e Tecnologias aplicadas à indústria, inovação e infraestrutura. Com a aprovação, as PPGs podem receber financiamento de bolsas (de iniciação científica, mestrado, pós-doutorado ou ‘short-term lecturer´), itens de custeio e capital.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação acadêmico em Ciência da Computação

O PPGCC do Centro de Informática da UFPE é um dos mais importantes programas da área no país. Segundo avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), o programa está entre os sete melhores colocados do Brasil, avaliado com nota 7, valor máximo possível. Já formou mais de 2000 mestres e mais de 500 doutores, com excelência reconhecida nacional e internacionalmente.Suas áreas de concentração são: Arquitetura de Computadores e Sistemas Digitais, Banco de Dados, Computação Inteligente, Engenharia da Computação, Engenharia de Software e Linguagens de Programação, Inteligência Computacional, Mídia e Interação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, e Teoria da Computação.