O CIn-UFPE é impulsionador da pesquisa e inovação na área

Pesquisa realizada pelo Projeto Câmaras 4.0, promovida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, sobre Indicadores de Inteligência Artificial, identificou as instituições brasileiras com maior número de pesquisas na área. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é top 3 no ranking, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por uma única publicação e da Universidade de São Paulo (USP).

Mais de 20.000 artigos científicos em periódicos indexados na Web of Science produzidos por autores vinculados a instituições brasileiras foram detectados. As cinco áreas de pesquisa em que o tema é mais envolvido são: Ciência da Computação, Engenharia, Sistemas de Automação e Controle, Ciência da Imagem e Tecnologia Fotográfica e Robótica.

O Centro de Informática da UFPE é responsável por grande parte da produção de conhecimento da área, em pesquisas desenvolvidas por alunos e orientadores no contexto da nossa Pós-Graduação. Para o professor Leopoldo Teixeira, coordenador do programa, este marco consolida a importância e papel central do nosso programa de pós-graduação na formação de pesquisadores e na disseminação da produção científica em inteligência artificial no Brasil.

Em novembro de 2022, o centro foi aprovado no Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq, o que permitiu a criação do Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA) do CIn-UFPE. Coordenado pela professora Teresa Ludermir, o IAIA promove a capacitação em inteligência artificial. O principal problema abordado é o desenvolvimento de novas técnicas e algoritmos que avancem internacionalmente a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de IA. Há uma preocupação com princípios como imparcialidade, transparência e explicabilidade, privacidade e segurança.

Para Teresa, que também é líder do CIn.IA, grupo de pesquisa dedicado à área da Inteligência Artificial do centro, “a coordenação de um Instituto Nacional em Inteligência Artificial evidencia a qualidade das pesquisas do nosso grupo que realiza pesquisa na área desde a década de 1980, e atualmente conta com um dos maiores, mais ativos e reconhecidos grupos de pesquisadores na área de Inteligência Artificial no Brasil”

Assim o centro contribui para impulsionar o progresso tecnológico do país e preparar profissionais para os desafios do futuro. A consolidação do Brasil no mapa global da pesquisa em Inteligência Artificial e tecnologias correlatas, passa pelos laboratórios, cursos especializados, pesquisas da Pós-Graduação e grupos de pesquisas do CIn-UFPE.

Sobre a pesquisa Indicadores de Inteligência Artificial

O objetivo geral da pesquisa foi definir os indicadores que permitam a avaliação do atual estágio de desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil, partindo das dimensões propostas pelos eixos temáticos da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA).

A governança do projeto foi de responsabilidade de Ministérios, secretarias, departamentos e agências ligados ao tema de inteligência artificial; do CGEE; do BI0S; do NIC.br (CGI); do OCDE; do IRCAI/UNESCO; do C4AI/USP; da Fundação SEADE; da EBIA e de Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (CPAs-IA).