Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 612

Aluno: Máverick André Dionísio Ferreira
Orientador: Prof. Rafael Dueire Lins
Coorientador: Prof. Rafael Ferreira Leite de Mello  (UFRPE)
Título: NASC: Análise de rede para identificar o discurso sociocognitivo presente nos papéis desempenhados por estudantes em fóruns de discussão
Data: 25/09/2023
Hora/Local: 13:30 – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Adenilton Jose da Silva (UFPE / Centro de Informática)
Prof. André Câmara Alves do Nascimento (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Filipe Dwan Pereira (UFRR / Departamento de Ciência da Computação)
Prof. Rafael Dias Araújo  (UFU / Faculdade de Computação)

RESUMO:

Os fóruns de discussões são ferramentas importantes para promover a interação social no contexto da Educação à Distância, pois permitem que estudantes e professores possam estabelecer um ambiente de colaboração. Apesar disso, estudos têm pontuado a dificuldade dos professores em acompanhar as discussões ao passo em que o número de postagens aumenta. Onde, para impulsionar debates com níveis elevados de aprendizagem, a literatura tem defendido o acompanhamento dos fóruns sob o olhar de uma teoria educacional denominada de Comunidade de Inquérito (CoI), que é composta por três dimensões: presença social, presença cognitiva e presença de ensino. Acredita-se também que definição prévia dos papéis/funções que os estudantes devem assumir durante os debates, e o acompanhamento dos papéis que os discentes assumirão espontaneamente, são relevantes para o processo de mediação nos fóruns. Todavia, como os professores podem acompanhar tais aspectos das contribuições textuais inseridas nos fóruns a medida em que os debates se intensificam? Podendo essa dificuldade de acompanhamento resultar em diversos problemas, dentre eles: demora para os professores fornecerem \textit{feedback} aos estudantes ocasionando, assim, desmotivação; e desconhecimento por parte dos professores dos desdobramentos das discussões, papéis assumidos pelos estudantes, impossibilitando a devida (re)adequação do design instrucional. Diante disso, nos últimos anos, diversos estudos foram realizados com o objetivo de construir mecanismos voltados para o acompanhamento automático das interações sociais e dos papéis desempenhados pelos estudantes durante os debates. Com isso, evidencia-se um problema no âmbito técnico referente as deficiências presentes nos recursos de Processamento de linguagem natural (PLN) para a língua portuguesa. Tal problema dificulta a construção de modelos de PLN voltados para ambientes ricos de linguagem como os fóruns de discussão, por exemplo, em países onde a Educação online e/ou híbrida tem crescido ao longo dos últimos anos como o Brasil. Portanto, esta tese propõe: 1) uma abordagem de classificação, multilingua e automática, capaz de classificar postagens de fóruns de discussão de acordo com as categorias das presenças social e cognitiva da teoria educacional Comunidade de Inquérito (CoI); 2) uma abordagem para acompanhamento dos papéis roteirizados e emergentes, desempenhados pelos estudantes nos fóruns, com base nas presenças social e cognitivas do modelo CoI.

Palavras-chave: Fóruns de Discussão. Comunidade de Inquérito. Processamento
de Linguagem Natural. Análises de redes epistêmicas. Papéis Roteirizados.
Papéis Emergentes.