LARC começa neste sábado (07) e a equipe de robótica do CIn-UFPE vai em busca de mais vitórias

A equipe RobôCIn da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está se preparando para participar da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) em Salvador, que ocorrerá entre os dias 7 e 12 de outubro deste ano. Esta competição anual é um dos eventos mais aguardados no mundo da robótica na América Latina e reúne equipes de várias universidades da região em uma emocionante competição de robôs.

O RobôCIn do Centro de Informática (CIn) da UFPE competirá em quatro categorias distintas: Small Size League (SSL), Very Small Size Soccer (VSS), Simulação 2D e Flying Robot Trial League (Drones). A equipe é reconhecida por sua excelência e conquistas notáveis nas edições anteriores da competição.

Small Size League (SSL): A equipe RobôCIn é a atual tricampeã nesta categoria e bicampeã mundial. Para essa categoria a LARC serve como um ambiente de preparação para a RoboCup que ocorrerá em julho de 2024

Very Small Size Soccer (VSS): A equipe é bicampeã nesta categoria, e foi a primeira categoria em que a equipe participou. Essa categoria serve como um importante background para as pesquisas da equipe em Reinforcement Learning.

Simulação 2D: O RobôCIn também é bicampeão na categoria de Simulação 2D, e sexto lugar mundial e utiliza a LARC para testar melhorias visando melhorar o resultado no mundial.

Flying Robot Trial League (Drones): Será a segunda participação do RobôCIn nesta desafiadora categoria, que envolve muito desenvolvimento e pesquisa nas áreas de navegação de drone autônoma, visão computacional e aprendizagem de máquina.

A equipe RobôCIn chega a LARC com 23 membros, incluindo alunos de graduação e pós-graduação da UFPE, todos dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de robótica. Desde sua estreia na LARC em 2016, inicialmente competindo apenas na categoria VSS, o time tem demonstrado um compromisso inabalável em aprimorar seus resultados a cada ano.

“Para o RobôCIn, a LARC não é apenas uma competição, mas também um ambiente valioso de teste e validação para os projetos que desenvolvem. A competição é uma oportunidade única para aplicar suas pesquisas em robótica em um cenário prático e desafiador”, afirma Roberto Fernandes, um dos gerentes da equipe.

Ainda segundo Roberto, os integrantes do RobôCIn estão empolgados e determinados a representar o CIn-UFPE com excelência e continuar seu histórico de sucesso na LARC: “Acreditamos que a competição não apenas promove a inovação em robótica, mas também fortalece o espírito de trabalho em equipe e o aprendizado prático, essenciais para o avanço da tecnologia. Estamos ansiosos e confiantes em nossas habilidades para enfrentar os desafios da LARC 2023 e brilhar mais uma vez”.

A equipe RobôCIn conta com o apoio contínuo do Centro de Informática (CIn) da UFPE, de seus patrocinadores – Baterias Moura, ITEMM, CESAR, HSBS, Incognia, Neurotech, Embraer, Microsoft e INES – e da comunidade local.