Maratona promovida pela incubadora Nasa aconteceu nos dias 07 e 08 de outubro

Nos dias 07 e 08 de outubro, a equipe Espaço CInderal participou do Hackathon Space Apps Challenge 2023 e conquistou o segundo lugar entre os projetos desenvolvidos. A equipe é formada pelos estudantes do CIn-UFPE: Pedro Cunha, Mateus Elias, Alice Oliveira, João Guilherme, João Pedro e Rafael Reis. A competição, promovida pela incubadora da Nasa, aconteceu simultaneamente em 181 países e mais de 300 cidades ao redor do mundo, e no Recife foi sediada no Porto Digital. 

Durante a maratona, os membros da Espaço CInderal desenvolveram um protótipo para resolver o desafio “What´s up with this water”, proposto pela Nasa. O problema propõe a elaboração de um aplicativo que envie notificações sobre espécies em perigo de extinção que estejam presentes em corpos d’água próximos, além de informar sobre maneiras de preservar essas espécies e aproveitar os lagos e praias de maneira responsável. A solução concebida pela equipe do CIn foi o Tuba, aplicação que tem como objetivo o monitoramento das praias do litoral pernambucano de forma interativa com o usuário. 

O Hackathon é uma competição internacional com 48 horas de duração, promovida pela Nasa Space Apps Challenge, incubadora da Agência Espacial Americana (Nasa). O Space Apps Challenge reúne parte da comunidade global de cientistas, estudantes, cidadãos, engenheiros e outros para a elaboração de soluções inovadoras para problemas reais, desenvolvidas a partir de dados abertos da Nasa. Os desafios propostos envolvem problemáticas atuais e urgentes, relacionadas ao espaço, Terra e ciência e, para solucioná-los, as equipes contam com acesso livre à equipamentos, alguns softwares e dados essenciais. Além disso, os participantes também têm acesso a mentorias de diversas áreas do conhecimento, como o direito espacial, biologia, geologia, design e negócios.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00