Evento será realizado no dia 01 de novembro, às 14h

No dia 01 de novembro, o Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE recebe seminário de pesquisa ministrado por Fernanda Madeiral, pesquisadora e professora assistente na Vrije Universiteit Amsterdam, Países Baixos. Com o título: “Reparo automatizado de violações encontradas por Checkstyle: abordagem de aprendizado de máquina vs abordagem baseada em regras”, o evento inicia às 14h e será transmitido pelo canal do youtube do CIn. Toda a comunidade CIn é convidada a participar.

O seminário de pesquisa discutirá caminhos para resolução de problemas com e sem a aprendizagem de máquina.  Atualmente, desenvolver um projeto de pesquisa sem aprendizado de máquina pode levar à rejeição de artigos. Contudo, durante sua apresentação, Fernanda debaterá sobre a existência de problemas que são melhor resolvidos sem o aprendizado de máquina, apresentando exemplos e analisando as vantagens e desvantagens de cada uma das abordagens.

Como exemplo, ela apresentará a problemática do reparo automatizado de violações relacionadas a caracteres não imprimíveis, como indentação e separador de linha vazio, levantadas por Checkstyle, um linter popular para Java. Essa questão foi trabalhada a partir de duas abordagens distintas: uma baseada em aprendizado de máquina e a outra baseada em regras, examinadas durante a apresentação. Além disso, a pesquisadora discutirá os resultados da avaliação empírica e, por fim, espera instigar discussões sobre problemas que podem ser melhor resolvidos por aprendizagem de máquina ou não.

Fernanda Madeiral é professora assistente na Vrije Universiteit Amsterdam, Países Baixos. Seu objetivo de pesquisa mais amplo é ajudar os desenvolvedores a produzir e manter sistemas de software de alta qualidade. Ela está interessada em bugs de software e suas correções, violações de regras encontradas por linters e legibilidade do código-fonte.