Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.118

Aluna: Maria Raquel Lopes de Couto
Orientador: Prof. Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Título: On the challenges and Solutions of Training Localization and Internationalization Testers in the Context of Manual Testing
Data: 17/11/2023
Hora/Local: 14h – Centro de Informática – Sala E-231
Banca Examinadora:
Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ronnie Edson de Souza Santos (University of Calgary – Canada / Department of Electrical & Software Engineering)
Prof. Breno Alexandro Ferreira de Miranda (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Testes de internacionalização (i18n) e localização (L10n) são necessários para garantir a qual-idade de um software que suporta mais de um idioma e tem como objetivo ser lançado no mercado global. Neste trabalho, objetivou-se compreender o estado da arte e prática dos testes de i18n/L10n. Para atingir tal objetivo, conduziu-se um Mapeamento Sistemático (MS) para responder às seguintes questões de pesquisa: “Quais os principais desafios enfrentados pelos testadores de L10n and i18n testing?”, “Quais as estratégias de teste mais comumente us-adas?”, “Qual é o suporte atual de ferramentas para L10n and i18n testing?” e finalmente,“Existem diferenças nas técnicas de L10n and i18n testing dependendo do contexto em que elas são aplicadas?”. Os estudos primários relataram que os principais desafios enfrentados pelos testadores de i18n/L10n são: a falta de pesquisas científicas sobre o tema, o alto trabalho manual, o suporte de automação muito limitado, o custo de corrigir falhas de internacionalização e testar idiomas Righ-to-Left (RTL). A estratégia de teste comumente aplicada é o teste em nível de sistema, visto que esse tipo de teste é normalmente realizado nos estágios finais de desenvolvimento. Com relação ao suporte atual de ferramentas para esta prática, apenas quatro ferramentas foram relatadas nos estudos primários como específicas para o contexto de testes de i18n/L10n. Por fim, o contexto (mobile, web ou sistema) está diretamente ligado à técnica de teste aplicada devido às nuances e desafios únicos de cada contexto. O desafio da falta de materiais e ferramentas foi considerado crítico, pois impacta diretamente no treinamento de novos testadores. Motivados por este problema, desenvolveu-se uma abordagem que envolveu a criação da L10N-TRAINER, uma ferramenta que simula falhas de i18n/L10n em aplicações móveis para replicar os problemas de L10n and i18n testing. Para avaliar a eficácia da L10N-TRAINER, conduziu-se um experimento em um ambiente industrial real. O experimento empírico demonstrou que o uso da ferramenta melhorou o desempenho do grupo de participantes apresentados ao teste pela primeira vez com um aplicativo alterado pela ferramenta. O grupo que inicialmente iniciou a prática utilizando a metodologia tradicional empregada pela empresa apresentou estabilidade ou queda em seus resultados, enquanto o grupo que foi treinado inicialmente com o aplicativo de treinamento melhorou sua performance, aumentando de 2 para 5 bugs encontrados.

Palavras-chave:  Globalização; Localização; Internacionalização; Teste de software; Mapeamento sistemático.