Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.119

Aluno: Leandro Costa da Silva
Orientador: Prof. Nelson Souto Rosa
Coorientador: Prof. Robson Wagner Albuquerque de Medeiros  (UFRPE)
Título: COSTA – Uma Solução Adaptativa Ciente de Custo para Migração de Aplicações entre Provedores de Nuvem
Data: 24/11/2023
Hora/Local: 8:30h – Centro de Informática – Sala E-232
Banca Examinadora:
Prof. Carlos André Guimarães Ferraz  (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Erica Teixeira Gomes de Sousa (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Nelson Souto Rosa (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A computação em nuvem mudou a forma como a TI funciona para a maioria das empresas que anteriormente utilizavam modelos baseados em compras de hardware e agora têm uma perspectiva de contrato de serviços especializados. A computação em nuvem tem permitido a implantação de aplicações com escalabilidade, flexibilidade, avanço tecnológico, maior segurança e alta disponibilidade. Aplicações escaláveis tem a capacidade de lidar com mudanças nas cargas de trabalho e demanda de usuários, dimensionando automaticamente seus recursos computacionais. No entanto, fornecedores de nuvem não adotam uma padronização no desenvolvimento de seus produtos, dificultando a construção de soluções que fazem uso da migração de aplicações entre nuvens. Este trabalho apresenta uma solução que monitora despesas e extrai métricas de aplicações em nuvem, gerenciando a migração de aplicações entre múltiplas nuvens, levando em consideração o orçamento e os custos de execução, denominada COST management of Adaptive systems (COSTA).COSTA realiza estimativas de custos das aplicações gerenciadas por ela, ajudando os usuários na fase inicial do planejamento e no processo de implantação das aplicações em nuvem. COSTA utiliza informações de custo para migrar aplicações baseadas em microsserviços entre diferentes provedores de nuvem. Para avaliar COSTA, foram conduzidos experimentos onde cenários de migração entre provedores de nuvem levassem à redução dos custos. Como resultado, COSTA reduziu os custos financeiros efetivamente das aplicações por meio de migrações entre provedores de nuvem, tirando proveito da diversificação existente dos esquemas de precificação dos provedores de nuvem.

Palavras-chave: Sistemas Adaptativos. Gestão de Custos. Multinuvem; Computação em Nuvem.