A publicação foi feita na última semana de dezembro (27) e contou com a colaboração de profissionais da área e acadêmicos

Vinícius Cardoso Garcia, professor do Centro de Informática da UFPE – CIn, publicou em 27 de dezembro o eBook produzido com auxílio de Inteligência Artificial a partir da interação entre ele, como docente, e dos estudantes da disciplina lecionada para a turma de Engenharia de Software (IF977), do curso de Sistemas de Informação do CIn. O material foi elaborado com base em uma rica coleta de informações e insights vindos de debates intensos e detalhados realizados através da plataforma Strateegia, ocorridas entre os meses de maio e agosto de 2023.

Para além disso, no texto, estão as experiências e perspectivas de profissionais e acadêmicos experientes no campo da engenharia de software que envolvem o professor, os monitores da disciplina e alguns alunos já atuantes no mercado de trabalho. As suas contribuições não refletem apenas o conhecimento prático e teórico adquiridos, mas também incorporam uma variedade de visões e abordagens dentro da disciplina, que garantem uma diversidade de opiniões e experiências, enriquecendo significativamente o conteúdo do livro e dando uma visão equilibrada e heterogênea do campo.

O processo de colaboração para construção do conteúdo que iria ser submetido para IA foi muito positivo e  inovador, como afirma Gustavo de Hollanda, estudante que integrava a turma de Engenharia de Software do período 2023.1: “Nenhum outro professor adotou uma metodologia como essa, usando a plataforma. A Strateegia permitiu que nós estudantes pudéssemos participar do processo de validação do que a Inteligência Artificial estava desenvolvendo”, destaca ele.

O objetivo principal da produção foi fornecer uma compreensão abrangente e atualizada sobre engenharia de software, dando a perspectiva do professor e dos alunos, com destaque para a sua natureza dinâmica e multifacetada, como aponta o professor Vinícius Cardoso: “O livro é um guia essencial para compreender e navegar no mundo em constante mudança da engenharia de software, equipando os leitores com conhecimento e ferramentas necessárias para atuar de forma eficaz e responsável na era digital”. O livro sumariza as principais discussões e lições aprendidas da jornada de ensino e aprendizagem da disciplina e busca: integrar teoria e prática, promover o conhecimento holístico, servir como recurso educativo, estimular a responsabilidade ética e preparar para o futuro.

A elaboração do eBook envolveu um processo detalhado e sistemático de transferência de informações que garantisse ao conteúdo gerado precisão e profundidade dada às discussões. A etapa foi importante para assegurar que a IA tivesse acesso a um material informativo e coerente. Inicialmente, o processo começou com uma coleta cuidadosa de dados já contidos na plataforma strateegia.digital.

Essa fase foi essencial para capturar a diversidade das diferentes vozes entre profissionais, docentes e estudantes. A fase seguinte foi a inserção desses dados na plataforma IA. O processo e a análise dos dados constituíram a próxima fase e, por fim, o conteúdo gerado pela Inteligência Artificial passou por uma revisão e refinamento cuidadosos, para que garantisse a integridade das informações originais, assegurando que o livro refletisse de maneira fiel os temas.

O professor explica que foi a primeira vez que utilizou o conteúdo gerado por uma jornada de disciplina para criar um documento como este, e que sua principal utilização se deu a partir de 2020, especialmente quando a universidade entrou em período remoto devido à pandemia. Ele conta que desejava utilizar o brainwriting como ferramenta, por conta do cenário complexo durante a pandemia enfrentado naquele ano e não acreditava que apenas a oralidade traria resultados satisfatórios.

Ao considerar a produção do eBook e o uso de Strateegia em disciplinas de graduação, acho que é importante destacar a relevância e o impacto inovador desses elementos no contexto educacional, especialmente em cursos de engenharia de software e tecnologia da informação. A implementação dessa plataforma como ferramenta pedagógica nas jornadas educacionais ofereceu uma abordagem colaborativa e interativa no aprendizado, refletindo uma tendência moderna no ensino superior.” – Vinícius Cardoso

Para Geovanna Domingos, colaboradora do livro e integrante da turma, o uso da plataforma facilitou a relação aluno-professor e aluno-aluno, além de servir como um bom repositório das temáticas abordadas durante a disciplina. Isso se deu porque a ferramenta permitia que eles encontrassem respostas sobre determinadas perguntas adicionadas em tópicos pelo professor. Era possível ver as respostas anônimas dos demais colegas e interagir com elas: “Sem dúvida isso estimulou o nosso senso crítico e contribuiu para o nosso aprendizado, permitindo que o eBook fosse a consolidação ao final da disciplina”.