Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.126

Aluno: Maysa Borges Gama
Orientadora: Profa. Judith Kelner
Coorientadora: Profa. Jutta Treviranus (Ontario College of Art and Design University)
Título: Human-Computer Interaction guidelines for complex Augmentative and Alternative Communication systems with Large Language Model integration
Data: 05/02/2024
Hora/Local: 13h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Cleber Zanchettin (UFPE / Centro de Informática)
Dra. Anna Priscilla Albuquerque Wheler (Google Canada)
Prof. Judith Kelner (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Alguns indivíduos com necessidades complexas de comunicação dependem de
dispositivos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para suas
interações diárias. Contudo, usuários de CAA comumente enfrentam
dificuldades ao se comunicar em tempo real, devido ao grande esforço físico
e mental demandado para compor as mensagens. Mesmo que os usuários se
prepararem com antecedência e incluam novas palavras ou frases em seus
dispositivos de comunicação, as mensagens pré-programadas nem sempre suprem
tudo o que é necessário para se expressar plenamente durante uma conversa.
Tendo em vista essa problemática, pesquisadores têm explorado o uso de
Inteligência Artificial (IA), particularmente os Grandes Modelos de
Linguagem (GML), para aprimorar os sistemas CAA. Entretanto, é crucial
analisar cuidadosamente os benefícios e desvantagens antes do
desenvolvimento desenfreado de novas intervenções tecnológicas. O presente
estudo analisa as contribuições existentes e realiza um levantamento das
oportunidades e desafios na aplicação de GML para softwares CAA, em
colaboração com os usuários. Além disso, o estudo aborda o uso de
Blissymbolics, uma linguagem com gramática e vocabulário, mas sem
fonologia, que desempenha um papel essencial em auxiliar indivíduos com
condições congênitas a se alfabetizarem. Duas pesquisas secundárias foram
conduzidas para revisar sistematicamente e criticamente a literatura
relevante sobre ambos os usos de GML e Blissymbolics na CAA. Seguindo a
abordagem de Design Colaborativo, a pesquisa primária envolveu usuários e
ouvintes familiares de CAA, os quais compartilharam suas expectativas,
preocupações e ideias sobre futuras integrações de GML em dispositivos CAA.
Os dados coletados das pesquisas primária e secundárias foram utilizados na
criação de diretrizes para o desenvolvimento de sistemas robustos de CAA
que aplicam modelos de linguagem e IA. Em conjunto, as oportunidades,
desafios e riscos envolvidos foram também discutidos. Ademais, este
trabalho aplicou as diretrizes propostas e demonstrou sua adaptabilidade
através da criação de um sistema CAA conceitual que utiliza GML.

Palavras-chave: human-computer interaction; augmentative and alternative
communication; large language models; artificial intelligence; blissymbolics

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