A palestra será ministrada pelo professor Nabor Mendonça, às 17h do dia 28

No dia 28 deste mês, o Centro de Informática da UFPE sediará uma palestra online do professor Nabor Mendonça (UNIFOR), intitulada “MatrixGPT: Como a Inteligência Artificial está Empoderando os Engenheiros de Software”. O evento, que foi inicialmente proposto como parte do escopo da disciplina “Engenharia de Software”, do curso de Sistemas de Informação (IF977), será transmitido às 17h no anfiteatro do Centro e estará aberto a todos os interessados.

Resumo:
A Inteligência Artificial Gerativa (IAG), como os grandes modelos de linguagem por trás de tecnologias como ChatGPT, Bard e Claude, está revolucionando a forma de se desenvolver software. Nesta palestra informal, serão expostos e discutidos diversos exemplos concretos de como a IAG pode ser utilizada para apoiar atividades de desenvolvimento e evolução de software, com foco nas funcionalidades mais recentes (Vision e Advanced Data Analysis) do modelo ChatGPT-4 da OpenAI.

Sobre o palestrante: Nabor C. Mendonça é bacharel em Processamento de Dados pela UFAM, mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, e PhD em Computação pelo Imperial College London. Foi pesquisador visitante na Carnegie Mellon University, EUA, entre 2017 e 2018, onde fez parte do grupo de pesquisa em arquitetura de software liderado pelo prof. David Garlan. É professor do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza desde 2001, e bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq, desde 2008. Suas principais áreas de pesquisa são engenharia de software, sistemas distribuídos, sistemas autoadaptativos, sistemas resilientes, e inteligência artificial gerativa e suas aplicações.