O evento aconteceu na última terça-feira (20/02) e contou com a participação de representantes acadêmicos, do poder público e do setor privado

O professor Alex Sandro Gomes, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, participou como palestrante do seminário “Contribuição da Matemática para a Economia”, atendendo ao convite da Folha de S.Paulo e Fundação Itaú. O seminário aconteceu na terça, dia 20/02, às 15h, no auditório da Folha em São Paulo. O evento foi dividido entre duas mesas de debates e contou com a participação de convidados e com uma transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Jornal.

O seminário foi projetado com objetivo de divulgar o lançamento do estudo “Contribuição dos trabalhos intensivos em matemática para a economia brasileira”, feito pelo Instituto Itaú a partir de provocações vindas do estudo do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. A pesquisa francesa desenvolvida pela CNRS Mathématiques monitora a participação de profissões que fazem uso intensivo de Matemática no mercado de trabalho do país e a metodologia proposta foi replicada no estudo desenvolvido pela Fundação.

Através do cenário desafiador e desigual da aprendizagem em Matemática no Brasil, a Fundação pensou na possibilidade de criar uma relação entre esse campo de conhecimento e o desenvolvimento econômico do país, convocando atores, fora da área da Educação, a também participarem da discussão sobre a urgência do tema. O estudo também levanta questões importantes como as profissões que estão ameaçadas pelo avanço da Inteligência Artificial (IA).