Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.131
Aluno: Lucas Pontes de Albuquerque
Orientador: Prof. Tsang Ing Ren
Co-orientador:
Título: DQ-Mesh: Fotografia 3D com imagem única em dispositivos mobile.
Data: 20/03/2024
Hora/Local: 15:30 – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Silvio de Barros Melo (UFPE / CIn)
Prof. Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS / Instituto de Informática)
Prof. Tsang Ing Ren (UFPE / CIn)
RESUMO:
Apesar do crescente avanço e desenvolvimento de técnicas de aprendizagem
profunda na construção de modelos 3D utilizando fotografias, ainda é um
problema bastante desafiador e ainda com certas limitações. Mesmo com as
constantes melhorias de precisão em técnicas de estimação de profundidade e
de preenchimento de cor, os trabalhos atuais têm focado em adaptar novas
arquiteturas à construção das estruturas 3D para renderização. Logo, esses
métodos podem ter um elevado custo computacional dificultando a
implementação em dispositivos mobile. Além disso, os métodos com abordagem
NeRF (Neural Radiance Fields) que possuem o estado da arte em fotografia 3D
precisam de uma certa quantidade de imagens e posições de câmera para obter
uma modelagem acurada. Com isso, neste trabalho propomos o DQ-Mesh, que
consiste em um método de construção de uma estrutura mesh utilizando apenas
um estimador de profundidade e um modelo de preenchimento de cor. Diferente
dos métodos no estado da arte, esse método não precisa de treinamento para
a construção da estrutura 3D, utilizando apenas o mapa de profundidade como
referência. Assim, o foco das otimizações para embarcar em dispositivos com
menor capacidade computacional recai sobre os algoritmos de estimação de
profundidade e preenchimento de cor. Os experimentos em conjuntos de dados
sintéticos e reais mostram que o desempenho do nosso método proposto tem
desempenho comparável aos atuais modelos no estado da arte.
Palavras-chave: Fotografia Computacional. Aprendizagem Profunda. Computação
Gráfica.
Comentários desativados