A healthtech foi incubada no SandPit do Centro de Informática e no PoloTec da UFPE

A Startup Aicury, que teve parte do seu processo de incubação no Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi selecionada no competitivo Programa Grand Challenges Brasil, um trabalho resultante da colaboração entre a Fundação Bill & Melinda Gates, Fiocruz, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto contemplado é o de: “Implantação de Chatbot baseado em LLM para Vigilância Pós-Alta Hospitalar de Pacientes com Feridas Cirúrgicas no SUS: Aplicação Piloto no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC-UFPE)” e firma uma grande parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HC.

Dentre 235 projetos nacionais, a Aicury foi umas das 9 contempladas, destacando-se pela proposta de aplicar tecnologia de ponta no enfrentamento de desafios de saúde pública e na melhoria da qualidade de vida de pacientes cirúrgicos. Com o reconhecimento, a startup terá a destinação de recursos exclusivos ao projeto, que traz inovação através do uso de Inteligência Artificial para o monitoramento de feridas cirúrgicas, visando aprimorar o cuidado e a recuperação de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Aicury é formada por pesquisadores do CIn-UFPE, com Geicianfran Roque (doutoranda em Computação), como CEO; e José William (doutorando em Computação), CPO. O grupo fala com entusiasmo sobre o impacto social e clínico desta parceria para a comunidade e o sistema de saúde brasileiro, que irá ofertar soluções que prometem transformar o cuidado ao paciente no SUS e elevar o padrão de monitoramento: “Esta conquista é um testemunho do nosso compromisso inabalável com a inovação na saúde digital”, afirma José William diretor de marketing.

O programa de incubação do Centro acontece através do SandPit, ambiente de desenvolvimento de projetos e negócios do CIn, que são escolhidos através do Polotec, a incubadora de empresas da UFPE. A startup Aicury foi um dos primeiros projetos a se beneficiarem das atividades de incubação da PoloTec no SandPit, do CIn, onde se desenvolve como startup.