Evento acontecerá nas universidades Harvard e MIT entre os dias 6 e 7 deste mês

A estudante do CIn-UFPE, Amanda Arruda, apresentará um projeto de sua autoria na Brazil Conference, que acontece neste domingo (7) no MIT, em Cambridge, Massachusetts (EUA). Amanda está cursando o quarto período de Ciência da Computação no Centro e atua na equipe de Drones Autônomos do RobôCIn, que foi essencial para que a aluna criasse os primeiros esboços de sua recente iniciativa, intitulada Shanti. O projeto nasceu em 2023, sob a luz dos benefícios que a prática de exercícios físicos trouxe para a vida de Amanda, diagnosticada com uma doença autoimune, e de sua avó, que sofre de Parkinson. 

O Shanti é uma plataforma que utiliza a visão computacional e o aprendizado de máquina para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção ou com deficiência a praticarem exercícios físicos de maneira adaptada através do celular, de acordo com as suas necessidades. Apesar de ainda estar em estágio inicial, o projeto já foi selecionado para participar do Campus Mobile, evento promovido pela Claro e pela USP, e, nesta semana, será apresentado na Brazil Conference, que ocorre na Universidade de Harvard e no MIT. O evento concederá à Amanda a oportunidade de apresentar um painel que trata sobre a utilização da Inteligência Artificial para o bem na área da saúde e contar um pouco mais da sua trajetória e do projeto.

Sobre o RobôCIn – Este é um grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática da UFPE. Começamos com apenas 12 estudantes e dois professores em 2015 e hoje contamos com dezenas de membros e premiações nacionais e internacionais. Desenvolvemos tecnologias aplicadas à robótica com inteligência artificial, visão computacional, engenharia mecatrônica e eletrônica.

Sobre o Campus Mobile – O programa é um concurso de ideias e aplicações móveis. Os participantes selecionados – estudantes universitários e recém-formados, alunos e egressos de mestrado e doutorado – recebem orientação de especialistas da área de inovação e empreendedorismo para o aperfeiçoamento dos projetos. Eles também participam de uma semana presencial, que conta com maratona de programação, palestras e oficinas para o desenvolvimento dos projetos. O programa é realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do beOn, Hub de Inovação da Claro.
Sobre a Brazil Conference at Harvard & MIT – Evento anual realizado desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston. O conceito surgiu em 2014, quando estudantes brasileiros de graduação fundaram um pequeno evento para celebrar os 30 anos de democracia no Brasil, mas logo ganhou destaque na imprensa, sendo apelidado de “Davos Brasileira”. Desde então, sua missão é atrair cada vez mais atenção global para o nosso país, impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação, discussões impactantes e colaboração. O evento acontece em Cambridge, Massachusetts, EUA, nas universidades MIT e Harvard.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00