A conquista contribui para a visibilidade da pesquisa nacional e reconhece a excelência dos estudos realizados pelo docente
Na última segunda-feira (20), Francisco de Assis Tenório de Carvalho, professor titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi eleito como novo acadêmico da Core Academy (International Core Academy of Sciences and Humanities), que tem sede em Hong Kong. A organização científica interdisciplinar é não governamental e sem fins lucrativos, baseada no mérito. A conquista dá visibilidade à ciência brasileira, uma vez que o docente é pioneiro no Brasil nos campos de aprendizado de máquina não supervisionado e análise de dados simbólicos.
Inicialmente, a Core Academy foi responsável por formar centenas de pessoas e hoje constrói uma rede em rápido crescimento, conectando academicistas, cientistas pioneiros, educadores reconhecidos, jovens acadêmicos e outros especialistas profissionais em todo o mundo. Ademais, a academia visa apoiar pesquisas de ponta, internacionais e interdisciplinares em todos os campos do conhecimento, reconhecer a excelência em estudos e promover a cooperação acadêmica global, além da disseminação do conhecimento para o benefício da sociedade.
O professor Francisco é o segundo membro titular da área de Computação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) a ser eleito acadêmico para Core Academy, junto a ele está o professor Nelson Maculan da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além dos dois docentes de Computação, 20 outros membros da ABC também são acadêmicos da Core Academy. Os professores da UFPE Fernando Antonio Figueiredo Cardoso da Silva do Departamento de Matemática e Severino Alves Júnior do Departamento de Química Fundamental também integram o quadro de docentes que são membros da ABC e fazem parte da Core Academy.
O professor Francisco contribui há anos com a consolidação da área de aprendizado de máquinas no país, atuando como autor, revisor de artigos e membro de comitês de programa e de eventos da área. Suas pesquisas têm ênfase em aprendizado não supervisionado e aprendizado de máquina a partir de dados simbólicos, descritos por variáveis que podem assumir como valor um conjunto de categorias, um intervalo, ou uma distribuição empírica (histograma).
O docente foi o primeiro a trabalhar nessa área no país, tendo proposto métodos originais para a previsão de séries temporais, regressão, agrupamento, co-clustering e mapas auto-organizáveis de Kohonen (SOM) para dados de tipo intervalo. Ele também propôs métodos para o agrupamento, co-clustering e SOM para dados descritos por variáveis de tipo histograma. Ao longo de sua carreira, Francisco de Carvalho formou cerca de 50 alunos de iniciação científica, 25 mestres e 11 doutores.
Sobre o docente – Desde 1999, Francisco de Carvalho é pesquisador do CIn-UFPE, se tornando professor titular da UFPE em 2011. Membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2020, atualmente é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em 2021, recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desde 2023 é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e, em janeiro de 2024, foi eleito membro titular da International Artificial Intelligence Industry Alliance (AIIA).
Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.
O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.
Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.
O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.
Comentários desativados